Impulsionando o progresso social e sustentável, ABB FIA Fórmula E está de volta ao Brasil
O Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, coração das celebrações do Carnaval da cidade, dará espaço para um tipo diferente de atividade neste fim de semana, quando o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E retorna ao país.
O circuito de 11 curvas e 2,93 km serpenteia pelas ruas do Anhembi e inclui três longas retas conectadas por chicanes complicadas e curvas fechadas, o que promete muita ação para os fanáticos do automobilismo do país.
Luciano Nassif, Country Holding Officer da ABB Brasil, disse: “O Brasil, com sua rica herança no automobilismo, é um local muito adequado para a corrida. A ABB tem uma história de mais de 110 anos de atividade no País, contribuindo com soluções tecnológicas para o desenvolvimento de diversos projetos na indústria e na infraestrutura do país. A corrida em São Paulo nos permite demonstrar alguns desses projetos nas áreas de mobilidade elétrica, cidades inteligentes e soluções energéticas, à medida que ajudamos a impulsionar o progresso na corrida pela transição energética.”
No país onde as energias renováveis representam 45% da matriz energética, a ABB segue apoiando clientes com soluções para reduzirem suas emissões. Um exemplo é o projeto de geração de energia, desenvolvido em parceria com uma das maiores empresas de água e saneamento da América Latina, que abastece aproximadamente 30 milhões de pessoas na região. A tecnologia utilizada fornece soluções prontas para uso com alta eficiência hidro energética, facilidade de instalação e baixa manutenção. A alta pressão da água criada nas tubulações é utilizada para gerar energia renovável que pode ser distribuída pela rede.
A ABB também vem implementando soluções de tecnologia de mobilidade elétrica em todo o Brasil, contribuindo para que o país cumpra suas metas de sustentabilidade. A parceria recente entre a ABB e o Grupo Graal levará 10 estações de carregamento ultrarrápido e 31 carregadores semirrápidos da ABB nas unidades do grupo Graal em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Isso possibilitará a condutores de veículos elétricos a conveniência de um carregamento ultrarrápido,
capaz de recarregar a bateria de um veículo em menos de 30 minutos, graças à mesma tecnologia de ponta utilizada no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
Na indústria, a ABB está trabalhando com seus clientes para reduzir o uso de energia e as emissões. Alguns setores importantes, com utilização intensiva de energia, como a agricultura e a construção, desempenharão um papel fundamental no processo de descarbonização. Para esse fim, a ABB está fornecendo sistemas de análise de gases totalmente integrados para monitoramento de emissões para vários clientes no Brasil, incluindo alguns dos maiores produtores de fertilizantes e cimento. Esses sistemas fornecem uma análise estável e precisa da composição dos gases emitidos pelas unidades de produção, permitindo maior controle e garantindo o atingimento das metas ambientais.
Um dos maiores consumidores de energia do Brasil é o segmento de produção de papel e celulose, responsável por cerca de 16% do consumo final de energia industrial. Há quatro décadas, a ABB colabora com a empresa líder em embalagens de papel do Brasil, a Klabin, para ajudar a otimizar as operações, melhorar a eficiência energética e aumentar a qualidade da produção. A tecnologia ABB atinge mais de 99% de disponibilidade das máquinas, seu sistema de controle de qualidade (QCS) aumenta a uniformidade em produtos de papel e celulose, reduzindo perdas e diminuindo o consumo de matérias-primas, água, energia e produtos químicos. Além disso, suas soluções de distribuição de energia, controle de motores e robótica estão presentes em todas as instalações da Klabin, melhorando a eficiência da planta.
Mais informações sobre a parceria da ABB com a Klabin e outros projetos notáveis no Brasil podem ser encontradas em nossas páginas da Race For the Energy Transition.
Este fim de semana de corrida também acontece quando doações beneficentes de € 10.000 estão sendo feitas para duas instituições de caridade brasileiras – Instituto Ingo Hoffman e GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil). As instituições de caridade foram escolhidas pelo piloto paulista Lucas di Grassi, após ele ter sido nomeado Motorista de Progresso da ABB na 9ª temporada, tendo conquistado o maior número de vagas (69) em toda a temporada.
Após a corrida em São Paulo, o Campeonato segue para Tóquio no dia 30 de março para o primeiro E-Prix do Japão. O calendário da temporada compreende 16 corridas em 10 localidades globais, incluindo novos locais adicionais em Xangai e Misano.
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma como as coisas