Escola Conectada impacta a vida de quase 200 mil alunos
Com conexão à internet gratuita, estudantes, professores e professoras desenvolveram projetos educacionais que mudaram o dia a dia em sala de aula
A ONG Escola Conectada, fundada e mantida pelo Grupo Datora desde 2020, registrou no último ano crescimento de 400% no número de escolas beneficiadas, alcançando 461, e de 300% no de alunos e alunas, chegando a 198 mil. Este aumento tem gerado efeitos significativos em sala de aula.
A internet gratuita de alta velocidade está viabilizando atividades de leitura, matemática, produção de livros digitais e participação em lives com professores, além de atividades extracurriculares. A escola Rodrigo de Mello Franco, do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, criou o telejornal escolar “Fala, Rodrigo”. Alunos e alunas produzem edições periódicas do programa e postam em um perfil do Instagram criado exclusivamente para ele. A produção, viável graças à internet do Escola Conectada, pode ser vista aqui.
Com o retorno às aulas, a expectativa de docentes e coordenadores é que possam introduzir mais ferramentas educativas no dia a dia, facilitando o aprendizado. “Neste ano, estamos nos preparando para aulas mais dinâmicas, com inserção de atividades lúdicas e interativas, aumentando, dessa forma, não só a qualidade de nosso ensino como também a motivação dos nossos alunos”, diz Elizabeth Pereira, diretora da Escola Municipal Pedro Ernesto, conectada ainda no início de 2021. “Não tenho dúvidas de que o acesso à Internet vem colaborando cada vez mais para o aprendizado dos alunos e a rotina dos professores. Conseguimos utilizar as ferramentas de modo criativo, de forma que cativa e estimula as crianças”, conclui.
O forte crescimento do Escola Conectada no último ano ocorreu também em escolas rurais de cidades menores. Foi o caso da Escola Municipal Fé em Deus. Conectada com antenas que buscam a internet de satélites de baixa órbita, a instituição de ensino hoje realiza atividades educativas utilizando Youtube e outras plataformas educacionais – o que antes era inviável.
O resultado destas atividades se reflete em pesquisa realizada pelo Escola Conectada com as escolas beneficiadas, no final de 2023. Segundo o levantamento, 97% dos respondentes avaliam que o acesso à Internet tem impactado positivamente o aprendizado de crianças e adolescentes.
“Estamos trabalhando para que todos os alunos da educação pública brasileira, independentemente da localidade, tenham acesso a uma conexão de alta velocidade”, explica Marcos Pinheiro, diretor e responsável pelo projeto do Instituto Escola Conectada. “Ao levar internet com qualidade para estas escolas, estamos promovendo não apenas a inclusão de crianças e adolescentes na tecnologia, mas também criando novas oportunidades de aprendizado e auxiliando no desenvolvimento do país”, completa o executivo.