Mercado SaaS deve crescer 28% ao ano na América Latina até 2026

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PMEs são campo promissor para marcas e clientes do mercado de soluções de software como serviço

Com a crescente adoção digital por parte de consumidores e empresas e a corrida em busca de soluções de software como serviço (SaaS) para viabilizar os modelos de trabalho remoto e híbrido, os SaaS se tornaram a base para muitos processos empresariais.

O relatório LatAm Tech Report 2023, da Latitud, aponta que, na América Latina, o modelo de negócios SaaS é uma tendência promissora. Em 2023, o mercado de software cresceu 33,1% enquanto o mercado total de startups recuou 65,2%. Ainda de acordo com o relatório, os investidores estão direcionando mais de seus investimentos para modelos leves em ativos e ricos em métricas e a expectativa atual é de que o mercado SaaS vai crescer 28% ao ano na América Latina até 2026.

Essa dinâmica aumenta o interesse de grandes empresas e startups nacionais e internacionais em oferecer soluções SaaS para PMEs da região. É o caso, por exemplo, da Admitad, rede global de marketing de afiliados sediada na Alemanha e com escritórios em onze países, entre eles, o Brasil. Com uma carteira com 30 mil clientes como AliExpress, Leroy Merlin, Itaú, Ifood e Adidas, a empresa lançou em fevereiro seus serviços no modelo SaaS, no qual oferece três pacotes de serviços por assinatura (Basic, Rise e Peak) para atender empresas de todos os tamanhos.

“Esta iniciativa dá às PMEs a oportunidade de obterem ferramentas essenciais para otimizar suas estratégias de marketing. As vantagens deste software são diversas, incluindo a oportunidade de elevar entre 20% e 30% o volume de pedidos no e-commerce da marca, previsibilidade nos gastos com marketing, aumento das oportunidades de vendas por meio de novos canais como influenciadores e cupons, além de fortalecer o reconhecimento da marca entre o público, possibilitar o controle do tráfego e oferecer análises detalhadas para embasar decisões estratégicas”, explica Bruno Trindade, Head de Vendas da Admitad.

A estratégia da Admitad tem como alvo atingir o mercado de 10 milhões de microempresas e empresas de pequeno, médio e grande porte ativas no Brasil.

Segundo o Sebrae, 82% dos pequenos negócios realizam vendas por canais digitais, e um terço daqueles que adotam essa prática afirmam que essas vendas correspondem a mais de 20% do seu faturamento. Esses dados destacam a amplitude do espaço e das oportunidades disponíveis para colaborar com as operações dessas empresas, permitindo aos empreendedores expandirem seus negócios por meio de soluções de software como serviço (SaaS). 


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