Como aumentar o acesso à arte? “Pequenos pintores ” leva imersão artística às Apaes
Florestópolis e Centenário do Sul, no Paraná, estão prestes a vivenciar uma explosão de cores e criatividade com o projeto “Pequenos Pintores Online”. Com a proposta de imergir crianças no universo das artes, a iniciativa gratuita acontecerá no dia 26/02, nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) das duas cidades.
O projeto visa estimular a criatividade das crianças por meio de oficinas de pintura lúdica, que serão disponibilizadas virtualmente em vídeos de até 60 minutos, com interpretação em Libras. Além disso, serão entregues estruturas contendo materiais artísticos e livros, inclusive em braille, para auxiliar nas atividades.
Durante as oficinas, as crianças terão contato com histórias inspiradoras de grandes pintores e artistas, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Leonardo da Vinci. Elas terão a oportunidade de criar suas próprias obras de arte, utilizando tintas, pincéis, telas e papéis especiais disponibilizados.
Ao término das atividades, os participantes serão orientados a assinar suas obras de acordo com suas características e formatos, possibilitando a exposição dos trabalhos realizados. Essa experiência visa não só estimular a criatividade, mas também promover o acesso à arte e a valorização da cultura.
Dados do IBGE revelam que 37% da população de pretos e pardos vivem em cidades sem museus, contra 25% da população branca. Projetos como o “Pequenos Pintores Online” têm um papel fundamental em ampliar o acesso e o interesse da população em geral pela arte, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica.
O projeto conta com a Lei de Incentivo à Cultura e é produzido pela Sancell, com apoio da Incentivar e patrocínio da Jaguafrangos, A gosto, Sublime Sull e Jaguá, sendo realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.