Bolsa Família não usa SMS ou e-mail para contatar beneficiários
Programa faz contato por meio de aplicativos oficiais como o CAIXA TEM, cartas e mensagens no extrato de pagamento do benefício; Mensagens duvidosas podem ser denunciadas no Disque Social 121
O Governo Federal e a Caixa só se comunicam com beneficiários do Bolsa Família por meios oficiais. Em caso de avisos, os atendidos pelo programa devem receber mensagens pelos seguintes meios:
- Mensagem no extrato de pagamento do Bolsa Família;
- Mensagens nos aplicativos do Bolsa Família, CAIXA Tem ou CadÚnico;
- Carta de Concessão de benefícios;
- Carta de envio do cartão do Bolsa Família;
- Carta de repercussão do acompanhamento de condicionalidades;
Evite Golpes! Não clique em links enviados por SMS ou por e-mail fazendo menção ao Bolsa Família.
As famílias devem ficar atentas às informações constantes em mensagens no extrato de pagamento do Programa Bolsa Família, no aplicativo do Bolsa Família e no aplicativo Caixa Tem, pois o governo federal tem alertado sobre as inconsistências encontradas no CPF do titular do programa ou de alguém da família.
Para saber a situação do CPF da família, o Responsável Familiar também pode consultar o aplicativo do Cadastro Único para celulares. Caso não tenha o aplicativo, a família deve procurar a gestão municipal ou ligar para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no Disque Social 121. Esse mesmo número pode ser usado para denunciar mensagens suspeitas fazendo menção ao Bolsa Família.