Rio de Janeiro recebe edição especial de Workshop Digitais Pretas
Evento debate empreendedorismo feminino para mulheres negras
Segundo o último censo realizado no Brasil, a parcela da população brasileira que se autodeclara de cor ou raça preta passou para 20,7 milhões em 2022, um aumento de 42,3% comparado com o levantamento de 2010. Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, pela primeira vez, desde 1991, os pardos superam brancos e se tornam maior grupo e que a população preta cresce 42%. São homens e mulheres que fazem o dia a dia do país acontecer e principalmente a economia girar.
Muitas mulheres dessa parcela da população são empreendedoras dos mais diversos segmentos. Buscando promover o empoderamento e ampliação do networking dessas mulheres, acontecerá no Rio de Janeiro uma edição especial do Workshop Digitais Pretas. O evento terá uma programação especial com experiências, palestras e feiras de negócios. Durante os dias 08 e 09 de março, as empreendedoras participantes poderão conectar-se com mentes brilhantes e descobrir estratégias para impulsionar seus empreendimentos.
O evento começa na sexta-feira, 08 de março, com uma Imersão Ancestral. A partir das 09h haverá um tour guiado nos pontos de representatividade negra para as participantes descobrirem e explorarem a cultura afro-brasileira. O passeio é organizado pelas Guiadas Urbanas. A programação segue às 11h com a oficina de Jongo que acontecerá na Casa do Nando. “Reconhecer a história da nossa ancestralidade é fundamental para a construção da identidade coletiva das pessoas negras. Esse conhecimento permite uma conexão profunda com as raízes culturais e históricas, oferecendo um senso de pertencimento e força diante das adversidades enfrentadas no presente”, explica a empresária Néllys Corrêa, fundadora do projeto Digitais Pretas.
No período da tarde, às 15h, terá o Encontro dos Pretos: Conquistando Espaços, um painel inspirador que destaca a importância da presença negra em diversos setores. A atividade está programada para acontecer na WeWork.
A programação de sábado, 09 de março, no Arcahub em Ipanema será voltada a construção de laços e redes para o sucesso. Durante todo o dia haverá palestras sobre Autoconhecimento, Empreendedorismo, Finanças e Estratégia Digital. Exposição de Afroempreendedores e espaço dedicado ao Bem-estar e Workshop Infantil. “Valorizar o empreendedorismo das mulheres negras do nosso país é um ato de resistência e empoderamento, permitindo que as novas gerações honrem seu passado, valorizem suas heranças e construam um futuro promissor com base na força, sabedoria e resiliência de seus antepassados”, complementa Néllys Corrêa.
Apesar do Workshop das Digitais Pretas ser voltado para empreendedoras negras as inscrições estão abertas para qualquer interessado em participar. Com vagas limitadas é possível adquirir o ingresso para toda a programação ou apenas para um dos dias do evento. As inscrições são online [Link] e o valor depende do lote disponível.
O evento é uma iniciativa da Digitais Pretas, um grupo que nasceu para dar visibilidade, conhecimento e voz a muitas mulheres negras que merecem ser vistas, valorizadas e ter seus negócios potencializados.
Empreendedorismo negro no Brasil
Uma pesquisa publicada pela PretasHub apontou que empreendedores negros são responsáveis por movimentar mais de R$288 bilhões por ano. Grande parte da população negra considera que pessoas negras sofrem preconceito quando tentam empreender no Brasil. Essa percepção é ainda maior entre jovens negros e mulheres negras. Empreender e ter o imóvel próprio são os principais sonhos da população negra. Entre mulheres e jovens negros, cursar ou concluir a faculdade também se destaca. Já outra pesquisa, feita pelo Instituto Locomotiva e pela Feira Preta, mostra que praticamente nove em cada dez pessoas negras no Brasil demonstram interesse no tema empreendedorismo.
Serviço:
WORKSHOP DIGITAIS PRETAS: Empoderamento, Educação Anti-racista e Fortalecimento Empreendedor
SEXTA, 08/03: Conhecendo Nossa História
9h – Tour em Pontos de Representatividade Negra
Guiadas Urbanas apresentarão uma jornada enriquecedora em locais que contam a história da cultura afro-brasileira.
11h – Oficina de Jongo
Explore a riqueza da manifestação afro-brasileira do jongo, uma dança alegre marcada por movimentos poderosos que celebram nossa ancestralidade.
Local: Casa do Nando
15h – Encontro dos Pretos: Conquistando Espaços
Participação em um painel inspirador que destaca a importância da presença negra em diversos setores.
Local: WeWork
SÁBADO, 09/03: Construindo Laços e Redes para o Sucesso
9h30 – Workshop: Mulheres Pretas no Mundo dos Negócios
Palestras sobre Autoconhecimento, Empreendedorismo, Finanças e Estratégia Digital.
Exposição de Afroempreendedores e espaço dedicado ao Bem Estar.
Programação:
9h30: Café de Boas Vindas/Credenciamento
10h30: Palestra – Autoconhecimento
11h30: Palestra – Empreendedorismo
12h30: Intervalo
14h: Sorteio Afroempreendedoras
14h30: Palestra – Finanças
15h30: Palestra – Estratégias de Marketing
17h: Encerramento