Alunos de Gastronomia buscam conhecimentos para empreender
No passado atraídos pelo glamour da profissão, hoje para muitos deles tornou-se o caminho para ter o próprio negócio
De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Santo Amaro (Unisa), Pedro Gustavo Sponton Campana Inojosa, o perfil do estudante de gastronomia vem mudando ao longo dos anos. Ele observa na maioria de seus alunos, o interesse na formação como meio para empreender e abrir o próprio negócio.
Como é o caso da ex-aluna do curso de Gastronomia da Unisa, Eliane Sansone, após a conclusão da graduação, abriu o próprio negócio, o restaurante Casa d’Mãe, na Zona Sul, em Interlagos. “Ingressei na Universidade com o objetivo de me profissionalizar, no entanto, no decorrer do curso vislumbrei com a graduação novas oportunidades, como empreender”, comenta Eliane.
Durante a realização do trabalho de conclusão do curso (TCC), Eliane deu o primeiro passo rumo ao seu próprio negócio. Na época, a estudante desenvolveu um trabalho com foco em um pequeno restaurante de comida brasileira e orgânica e, então, o Casa d’Mãe começou a se tornar realidade.
O curso de Gastronomia da Unisa é estruturado para conceber ao aluno, o planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação. “O nosso objetivo é formar profissionais capacitados para preparações culinárias, mas também capazes de criar e gerenciar negócios em alimentação”, comenta Pedro. A graduação também habilita os estudantes para emitir parecer técnico em sua área de formação.
A Universidade oferece, ainda, aprendizado em técnicas culinárias, segurança alimentar, planejamento de projetos de fluxo de montagem de cozinha, bem como identificar utensílios, equipamentos e matéria-prima, gerenciamento de custos; e gestão de equipes. A aluno também apreende a coordenar os empreendimentos gastronômicos, a identificar novas perspectivas do mercado alimentício.