UniOpet lança 8 cursos híbridos, que unem EAD e encontros presenciais
Ao todo, centro universitário oferece 11 cursos de metodologia híbrida nas áreas de exatas, gestão, tecnologia e educação
Oito novos cursos híbridos de nível superior estão disponíveis para os estudantes de Curitiba e região a partir deste ano, lançados pelo Centro Universitário UniOpet. A expansão da oferta do ensino que mescla aulas online com experiências presenciais está alinhada com o crescimento do ensino híbrido no Brasil. A tendência já chegou ao Ensino Médio nas instituições públicas, o que levou o Ministério da Educação (MEC) a lançar em novembro passado a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH).
A adesão ao híbrido registrou grandes saltos no período final da pandemia da Covid-19. Houve um crescimento de 43% no primeiro semestre de 2022, segundo pesquisa da Educa Insights e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que coletou informações de 22 unidades de ensino superior privadas em todas as regiões do país. O número superou os dados de 2021, cujo aumento foi de 39%, e reflete a crescente demanda por modelos educacionais que combinam aulas presenciais e virtuais, ampliando a flexibilidade para estudantes e professores diante das mudanças nas condições de ensino.
“A expansão do ensino híbrido representa uma tendência significativa na educação, mas requer investimentos contínuos e estratégias para garantir uma experiência pedagógica de alta qualidade. As instituições que não investem em um corpo docente qualificado, habilitado às tecnologias, com didática e interação para o ambiente virtual, correm o risco de se perder nesse processo”, avalia a professora Samantha Piffer, gerente acadêmica do UniOpet, que tem 25 anos de docência e coordena cursos híbridos.
Com três cursos já existentes na modalidade – Educação Física, Gastronomia e Estética e Cosmética – o UniOpet abre agora turmas para cursos de exatas, gestão, tecnologia e educação. Os novos cursos são: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pedagogia.
Ao todo, são 11 cursos híbridos, que mesclam aulas teóricas no ambiente online, experiências tecnológicas, como os laboratórios virtuais, e práticas presenciais que acolhem o aluno nos campi Rebouças e Centro Cívico. “O híbrido é uma metodologia dentro do EAD, para minimizar o gap existente na experiência a distância dos alunos”, explica.
Diferenciais virtuais e presenciais
No UniOpet, o estudante da metodologia híbrida conta com acolhimento presencial no campus sempre que sentir essa necessidade, além de ter oferta de atividades uma vez por semana, ou a cada 15 dias, dependendo da disciplina e do curso.
“A ideia é que o aluno tenha práticas presenciais no campus, podendo conhecer pessoalmente seus professores e coordenadores. Também temos aulas ao vivo síncronas, que aproximam ainda mais os estudantes, e depois são disponibilizadas gravadas, para assistir novamente sempre que precisar. O grande diferencial é a telepresencialidade. Por exemplo, determinado assunto que for trabalhado numa aula virtual na segunda-feira, poderá ser ensinado por um tutor com prática presencial já na terça-feira, sobre o mesmo assunto”, detalha a professora Cristiane Mello, diretora geral do UniOpet.
Além disso, o centro universitário conta com uma estrutura de 27 laboratórios físicos em dois campi. “É o maior número de laboratórios em uma instituição privada de Curitiba. A partir de 2024, contamos também com o modelo virtual de laboratórios, muito próximo da realidade. Neles, o aluno executa os processos, e os repete quantas vezes desejar, de forma interativa e didática, para chegar treinado à prática presencial”, afirma a diretora.