Polícia Federal prende quatro pessoas por extorsão contra funcionário público em Divinópolis (MG)
Segundo a corporação, os suspeitos exigiram do servidor da prefeitura percentual referente à verba federal que foi destinada ao Município
A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante quatro pessoas pelo crime de extorsão contra funcionário público ocorrido na Prefeitura Municipal de Divinópolis, em Minas Gerais. O caso ocorreu por volta das 18h da terça-feira (23).
Segundo a corporação, os suspeitos exigiram do servidor da prefeitura percentual referente à verba federal que foi destinada ao Município.
A PF iniciou diligências imediatamente após receber a denúncia por parte do servidor municipal e efetuou a prisão em flagrante em razão de os criminosos terem ameaçado o servidor de morte caso não fosse paga a quantia exigida.
Os presos foram conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal de Divinópolis, onde foi registrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de extorsão.
A ação da PF é mais um resultado do trabalho de combate à corrupção realizado pela corporação. A Polícia Federal destaca que qualquer cidadão que souber de algum crime pode denunciar de forma anônima pelo telefone 181.
O que é extorsão?
A extorsão é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 158. O crime ocorre quando alguém, mediante violência ou grave ameaça, exige, para si ou para outrem, qualquer vantagem indevida.
No caso de extorsão contra funcionário público, o crime é ainda mais grave, pois o funcionário público está protegido pela lei para exercer suas funções.
A pena para extorsão é de reclusão, de dois a oito anos, e multa.