Mercado de trabalho em 2024 exige profissionais capacitados

Especialista do Nube aponta tendências para este ano e dá dicas a quem deseja obter sucesso profissional

O início de um ano significa, para muitos, novas oportunidades, vivências e possibilidades. No meio empresarial isso se traduz diretamente no desejo de conquistar um emprego, se aprimorar ou fazer uma transição de carreira. Em 2023, a população lidou com os reflexos da pandemia no sentido da inovação, com novidades ímpares vindas, em parte, pela aceleração tecnológica do período de crise sanitária. Logo, foi um período, de grandes apps, ChatGPT, Metaverso e Inteligência Artificial (IA). Contudo, 2024 não fica para trás nesse quesito e, para lidar com as atualizações constantes é preciso capacitação.

O mercado aliado à tecnologia

De acordo com o The Future of Jobs Report 2023, do Fórum Econômico Mundial, postos de trabalhos relacionados à IA, segurança de dados e novas informáticas lideram o ranking de tendências para os próximos anos. Em primeiro lugar na projeção de cargos criados até 2027, está o especialista em Inteligência Artificial e Desenvolvedor de Máquinas, seguido por especialista em Sustentabilidade e o analista de Inteligência em Negócios. Outros cargos também se destacam, como Analista de Segurança da Informação (4º), Especialistas em Big Data (8º), em Transformação Digital (10º) e E-Commercer (12º).

Então, assim como cresce o investimento em máquinas, surgem demandas de trabalhadores. “As maiores movimentações esperadas dizem respeito à integração tech nos modelos de trabalho. Um exemplo disso é a consolidação do remoto/híbrido. Muitas organizações devem adotar um molde combinando rotinas presenciais e a flexibilidade do home office. Além disso, existe uma inclinação a aumentar a exigência de habilidades digitais. Isso se estende por várias áreas, pois a transformação afeta quase todos os aspectos dos negócios modernos”, comenta Vitória Ribeiro, analista de recrutamento e seleção do Nube. 

A automação em meio ao ambiente corporativo

Com o processo de industrialização, o receio da substituição de mão de obra humana por maquinário tem sido comum. Todavia, segundo o relatório do Fórum, 86% das companhias pretendem ampliar sua atuação virtual até 2027. Com isso, esperam aumentar em até 52% as vagas, contra somente 19% aguardando uma queda. “Espera-se uma ampliação no uso da automação para otimizar processos e elevar a eficiência operacional. Além disso, a ascensão de novas maneiras de negócios baseados em plataformas on-line estão remodelando indústrias inteiras, criando oportunidades de adaptação rápida às mudanças”, explica a especialista.

“Por fim, a necessidade de atualização das habilidades será fundamental. A tecnologia também desempenhará um papel significativo na educação, com o crescimento de ensinamentos EAD (à distância), cursos especializados e plataformas de aprendizagem adaptativa”, complementa. Nesse sentido, as famosas soft skills têm se tornado um destaque como competências relacionadas ao desenvolvimento interpessoal, solução de problemas, pensamento analítico e criativo, flexibilidade, agilidade e motivação. No geral, essas maestrias têm sido consideradas essenciais para a força de serviço das firmas.

O sucesso no meio laboral depende de atualização 

Como um todo, os profissionais devem estar atentos às modificações e necessidades dessa realidade ultra conectada, visando acompanhá-la, prever tendências e se destacar em um ambiente competitivo. Para quem visa conseguir um emprego ou uma promoção neste cenário, algumas dicas valiosas incluem o aprimoramento contínuo de capacitações digitais e técnicas relevantes para o campo de atuação. Além disso, é crucial se dedicar ao networking e na construção de uma marca pessoal forte, utilizando mecanismos para impactar os conhecimentos”, indica Vitória.

Conhecer bem as procuras das instituições também é uma alternativa interessante, estando de acordo com o aguardado por elas. “As organizações buscam candidatos com talentos técnicos, mas também com competências comportamentais, tais como inteligência emocional, proatividade e forte adaptação. A capacidade de estar em equipe, a empatia e a resiliência são características altamente valorizadas, juntamente com uma mentalidade de aprendizado contínuo e flexibilidade para se adaptar a novos contextos e desafios emergentes”, finaliza a recrutadora do Nube.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464