Tecnologia permite otimizar Aula Prática para obtenção da CNH
Embora o uso do celular no trânsito possa trazer inúmeros perigos ao condutor, é por meio desse aparelho que o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem sido otimizado. Atualmente, os smartphones são empregados, inclusive, em plataformas de inteligência artificial que auxiliam o processo de formação de condutores.
A plataforma SuperPrático, presente há mais de sete anos no mercado nacional, só em 2023 foi responsável pela realização de mais de 8 milhões de aulas, atualizando e aperfeiçoando o sistema constantemente. Dentre as melhorias, podemos citar o uso de apenas um celular posicionado no painel do carro para a validação de aulas práticas por meio de capturas biométricas e fotos aleatórias que ficam gravadas para fins de auditoria. Ainda, o instrutor pode utilizar o mesmo aparelho para fazer anotações sobre a evolução do condutor.
“Com o uso de apenas um celular, otimizamos a operação ao darmos agilidade para o início do processo e reduzimos o custo dos CFCs com equipamentos”, detalhou Ana Cecília D´andrea, gerente comercial do SuperPrático.
As atualizações da plataforma têm sido constantes, garantindo um motorista mais bem preparado para o trânsito. Além do controle de frequência do aluno, realizado pela validação biométrica nas modalidades presencial e remota, o SuperPrático conta com a certificação de permanência do candidato em sala de aula por meio do monitoramento. “A inteligência artificial traz inúmeros benefícios para o trânsito, não só no monitoramento das vias. A tecnologia também garante a eficiência do próprio processo de formação do condutor”, destaca Ana Cecília.
SuperPrático – O SuperPrático Aula Prática é homologado e credenciado em vários Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRAN), sendo referência nacional em segurança e confiabilidade. A tecnologia já foi responsável por mais de 100 mil turmas de aprendizado para a emissão da CNH e está presente em quinze estados brasileiros.