Planos para 2024: brasileiros recorrem a consultorias especializadas em busca de uma nova vida nos Estados Unidos
O ano novo marca não apenas o início de um novo ciclo, mas também simboliza a esperança de mudanças significativas na vida das pessoas. Muitos brasileiros veem a virada do ano como o momento propício para traçar novos rumos, buscandorealizar planos que, por vezes, estiveram em espera por anos como o de viver o sonho americano. Vale ressaltar que a imigração requer um planejamento cuidadoso e uma consultoria especializada é essencial para abordar o processo com responsabilidade.
Segundo o advogado licenciado nos Estados Unidos Vinícius Bicalho, da Bicalho Consultoria Legal, migrar é um ato de coragem que envolve se aventurar em território desconhecido. “É um passo audacioso em busca de novas oportunidades, experiências e uma vida melhor. A decisão de migrar requer determinação e disposição para enfrentar os desafios que podem surgir ao longo do caminho.”
A migração também envolve enfrentar obstáculos burocráticos, como a obtenção de vistos e permissões de trabalho, daí a importância de ter o apoio de profissionais qualificados que possam contribuir para que o processo possa fluir da melhor forma, respeitando as leis do país. Resiliência e determinação são duas posturas que contribuem para aqueles que buscam uma nova vida em outro país.
Os imigrantes exercem forte influência nos Estados Unidos, especialmente na economia. De acordo com levantamento do American Immigration Council, 43,8% das empresas da Fortune 500 foram iniciadas por imigrantes ou seus filhos. Estima-se ainda que os imigrantes representem 13,6% da população americana e um quarto dos novos negócios.
Diversos motivos impulsionam essa busca por oportunidades nos Estados Unidos. “A estabilidade econômica, melhores condições de trabalho e educação, além de um ambiente mais seguro, são algumas das razões que levam brasileiros a considerar a imigração como uma possibilidade real para a realização de seus sonhos”, considera Vinícius Bicalho.
Há uma carência de profissionais qualificados em diversas áreas nos Estados Unidos, entre eles, estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, engenheiros, pilotos, especialistas em TI, logística e até educadores. Estima-se que mensalmente mais de 11 milhões de novos empregos são gerados nos Estados Unidos, de acordo com levantamento do Bureau of Labor and Statistics (BLS). Muitas dessas vagas, no entanto, não são preenchidas por americanos. Nos últimos sete anos, mais de 65 mil green cards foram emitidos para brasileiros que solicitaram o visto EB-2 NIW, voltado para profissionais qualificados, com habilidades diferenciadas e carreiras de sucesso.
A aplicação para o Visto EB-2 é realizada ainda no Brasil e uma das etapas é a entrevista final de imigração que o candidato realiza no Consulado do Rio de Janeiro, única cidade do Brasil onde acontecem os processos de visto de imigrante. Quem já estiver nos Estados Unidos, seja com visto de estudante ou outro visto de trabalho, pode requerer um ajuste de status enquanto aguarda o green card pelo EB-2.
“Algumas exigências precisam ser cumpridas, tais como apresentar o diploma educacional na área, possuir licença profissional e ter acumulado resultados profissionais significativos, além da comprovação de remuneração compatível no Brasil. Todo este processo, essas orientações e acompanhamento são oferecidos pelos nossos advogados”, destaca Vinícius Bicalho.
O Sonho Americano, que há muito tempo tem sido um farol de esperança, continua a inspirar muitos a iniciar novos capítulos em suas vidas, com a esperança de que o ano novo traga novas oportunidades e realizações nos Estados Unidos.