Ministro do Turismo reconhece importância de se atualizar legislação que regulamenta o fretamento
Em uma reunião decisiva realizada na terça-feira (19), no ministério do Turismo, o deputado federal Bacelar (PV/BA) reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do turismo e com a economia brasileira ao discutir a importância de atualizar a legislação que regula o transporte fretado no Brasil*. O encontro contou com a participação do ministro Celso Sabino, do presidente Associação Brasileira de Fretamento Colaborativo (Abrafrec) Marcelo Nunes e do co-fundador da Buser, Marcelo Vasconcellos.
Ao solicitar o apoio do governo federal, Bacelar, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Fretadores (Frenfret), explicou que a intenção é aprovar, o quanto antes, uma proposta que visa não apenas acabar com o oligopólio entre as empresas de ônibus, mas também promover a competição saudável, incentivar a inovação e criar um ambiente mais favorável para pequenas e médias empresas de transporte de passageiros. “Queremos é proporcionar uma variedade de opções para os consumidores, estimular a economia local e melhorar a qualidade geral dos serviços” concluiu Bacelar.
O ministro reconheceu a importância do transporte rodoviário e afirmou que a inovação beneficia os turistas, proporcionando opções mais flexíveis e personalizadas, e também estimula o crescimento econômico local. Sabino expressou ainda o compromisso em trabalhar em estreita colaboração com o deputado Bacelar e outros congressistas para garantir que a legislação atenda plenamente às necessidades do setor e da população, fazendo com que o setor continue oferecendo qualidade e preços baixos aos viajantes e acabando com a perseguição de alguns órgãos reguladores.
“Ao criar condições para um mercado mais diversificado, a economia regional se beneficia diretamente, criando empregos e impulsionando setores associados ao turismo” afirmou Marcelo Vasconcellos, co-fundador da Buser, plataforma que conecta viajantes a empresas de fretamento, atendendo mais de 10 milhões de clientes em todo o país.
Na avaliação do parlamentar, iniciativas como a criação da Buser são um passo significativo na busca por soluções que promovam a concorrência e acabem com o oligopólio atualmente dominante no transporte rodoviário.
“Bacelar é reconhecido por seu comprometimento com questões que impactam diretamente a população brasileira, e a sua abordagem proativa e visão clara sobre a necessidade de regulamentação contribuíram significativamente para as deliberações, estabelecendo uma base sólida para a busca de soluções concretas” finalizou Marcelo Nunes, presidente da Abrafrec.