24 de setembro de 2024

Zero aulas vagas: Programa Parceiro na Escola contratou tutores e professores em duas unidades da rede pública do Paraná

Tom Educação e APG Gov são as empresas responsáveis pela implementação do projeto, que promoveu a contratação de profissionais, modernização da infraestrutura escolar e investimentos em uniformes e alimentação

O Programa Parceiro na Escola, lançado no início deste ano por meio de Parceria Público-Privada entre a Tom Educação, Apogeu Gov e o governo do Estado do Paraná, zerou o número de aulas vagas nas escolas Aníbal Khury, em Curitiba, e Anita Canet, em São José dos Pinhais. O avanço foi possível a partir de um processo seletivo que envolveu mais de mil profissionais da educação para a contratação de 63 professores titulares e dez professores substitutos, chamados de tutores, que são jovens em formação docente e estão disponíveis diariamente para orientar os alunos e realizar atividades de reforço em caso de faltas, licenças e outros imprevistos.

Além de solucionar os problemas relacionados à falta de profissionais e aulas vagas, o Programa promoveu uma melhoria na infraestrutura das unidades de ensino, contemplando reformas de salas de aula, quadras, ginásios, banheiros e paisagismo. Houve também investimentos em tecnologias de gestão e de aprendizagem, além da compra de novos computadores e a instalação de novos laboratórios. O projeto contempla ainda a entrega de novos uniformes aos alunos e a melhoria da alimentação dos estudantes com contratação de nutricionistas e investimento nos profissionais das escolas.

Para a pedagoga Eloisa Negosek, a parceria viabilizou um sonho antigo dos professores. “Uma das maiores dificuldades que eu considero na educação, ao longo dos meus 17 anos na profissão, é a aula vaga. Mas este ano alcançamos uma grande conquista e temos orgulho de dizer que nos 200 dias letivos de 2023 não tivemos nenhuma aula vaga. Garantimos, graças aos tutores contratados na escola, que o nosso aluno tenha o direito à educação de qualidade todos os dias, com conteúdos e atividades pedagógicas que não deixam os estudantes ociosos”, afirma.

O Programa Parceiro da Escola é uma parceria entre o poder público e o sistema privado que prioriza a atuação em escolas com baixo rendimento e alta taxa de evasão, geralmente em áreas onde o poder aquisitivo das famílias é baixo. Após a aprovação da comunidade escolar, a nova gestão reúne pais, alunos, professores e funcionários para explicar como o projeto vai funcionar e mantém encontros regulares para que o canal entre todos envolvidos esteja sempre aberto.

A diretora escolar Sandra Piccinelli reconhece que o trabalho foi otimizado e que toda a manutenção, melhorias e burocracias agora ficam por conta da empresa gestora. “Eu estou fazendo o que realmente um diretor pedagógico tem que fazer: cuidar dos seus professores, dos seus alunos, dos seus funcionários e proporcionar a melhor aprendizagem para seus estudantes. A empresa vem para nos auxiliar sem tirar a importância e a autonomia do pedagógico”.

De acordo com César Cunha, CEO da Tom Educação, o intuito da PPP é “promover apoio aos profissionais da educação para que possam desenvolver seu trabalho com mais recursos a fim de contribuir para o desenvolvimento e o sucesso dos alunos”. Segundo ele, “investir em infraestrutura, tecnologia, uniformes, alimentação e outros recursos é imprescindível para garantir que os professores, coordenadores, orientadores e diretores tenham meios de promover a educação de qualidade que nossas crianças e jovens merecem”.

Sobre a Tom Educação

Fundada em 2023 exclusivamente para gestão de escolas públicas, a Tom Educação surgiu da necessidade de transformação da educação básica do Brasil. A TOM faz parte do Grupo Insígnia/Rede Decisão, fundado em 1984, trilhando um sólido caminho de excelência educacional e cuidado com os alunos. Hoje conta com mais de 20 escolas e 12 mil alunos. Com um modelo pioneiro, a TOM já é referência em gestão de escolas públicas e implementou um método inovador no estado do Paraná, onde colhe resultados apenas um ano após o início da administração de uma unidade escolar. Para a Tom Educação, transformar o ensino público tem propósito coletivo e plural, sendo um processo que precisa unir pessoas diferentes, com visões diferentes, mas com o mesmo objetivo final: uma comunidade comprometida para que todos os estudantes possam construir e alcançar seus sonhos.

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