ABIMAQ e ABIPLAST anunciam parceria para a Plástico Brasil
Evento, que reuniu mais de 800 marcas expositoras e registrou números recordes de visitação no ano de 2023, com esta parceria, passa a representar a totalidade da cadeia industrial da produção, transformação e reciclagem do plástico
Com esta união a cadeia produtiva, transformação e reciclagem do plástico se fortalecem na Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico. A afirmação deu-se no recente anúncio feito pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ sobre a parceria firmada com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).
Com a entrada da ABIPLAST, a Plástico Brasil, uma iniciativa da ABIMAQ, passa a ser o elo de interligação de toda a indústria do plástico e se consolida como palco da integração das empresas em torno da inovação tecnológica associada ao plástico em suas mais diversas aplicações, promovendo seus benefícios econômicos em consonância com os conceitos da Economia Circular. Na edição deste ano, o evento atraiu uma visitação de mais de 52 mil profissionais que foram em busca de aprimoramento técnico e networking com as mais de 800 marcas expositoras brasileiras e internacionais presentes.
“A parceria reforça o compromisso das entidades com o setor do plástico, elevando as expectativas de crescimento dos negócios em comparação à feira organizada em 2023, que já apresentou um viés de alta acima do esperado, impulsionando uma demanda que resultou em significativas exportações entre as empresas participantes. Em 2025, a Plástico Brasil planeja aumentar sua área em 20%, visando ampliar os negócios concretizados durante o evento”, observa o presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso Dias Cardoso.
De acordo com o Presidente da CSMAIP – Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ, Amilton Mainard, a feira tem como missão e objetivo, reunir o setor e toda cadeia produtiva do plástico no mesmo local e oferecer aos transformadores o que há de melhor e mais moderno em tecnologia, gerando cada vez mais valores ao business de toda cadeia. Para Mainard, existe hoje um novo conceito mundial que está pensando em PRODUTIVIDADE. O foco não é só mostrar máquinas, equipamentos, periféricos, produtos químicos e matérias primas. Temos que apresentar e demonstrar tecnologia 4.0, inovação e equipamentos que sejam sustentáveis e energeticamente eficientes. Já estamos começando a entrar naquela pegada do carbono zero e ESG, então a feira traz a oportunidade que o mercado tem para ver e para ser visto”.
Na perspectiva do presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Gino Paulucci Junior, o evento desempenha um papel fundamental na consolidação do plástico como um elemento estratégico para diversos setores econômicos. “A tecnologia presente na cadeia produtiva da indústria, ressaltando a eficiência e sustentabilidade dos produtos que atendem às demandas globais. A feira não apenas exibe uma ampla gama de aplicações do material, mas também fomenta diálogos entre os profissionais do setor, promovendo discussões sobre a contribuição de cada um para as questões ambientais”.
O presidente do conselho da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, afirmou: “É com imensa alegria que anunciamos a retomada desse evento que é muito significativo para o setor plástico. Agradecemos ao Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ/SINDIMAQ, Gino Paulucci Junior, e a todos os dirigentes da entidade pelo diálogo aberto e transparente na união das associações, que promove a coesão na indústria”, destaca.
Criada há mais de cinco décadas, a ABIPLAST reúne mais de 12,6 mil empresas e quase 360 mil profissionais atuantes na indústria do plástico. A entidade mantém também um trabalho conjunto e colaborativo de 21 sindicatos estaduais, que fortalecem o setor regionalmente, e associações parceiras, que contribuem para reiterar a importância das nossas indústrias.