Pinheiros derrota o Vasco da Gama e chega a terceira vitória seguida no NBB
Mostrando mais uma vez uma defesa consistente e um atacante com ótimo aproveitamento, a equipe do Pinheiros obteve uma grande vitória na noite desta quarta-feira (13). Jogando no Poliesportivo Henrique Villaboim, derrotou o Vasco da Gama por 73 a 67 (40 a 36) em partida válida pelo primeiro turno da fase de classificação da Liga Nacional NBB´Caixa 2023-24.
Foi a terceira vitória seguida do Azul e Preto, que no próximo sábado (16), novamente no Poliesportivo Henrique Villaboim, enfrenta o Minas Tênis na sequência do NBB.
“Foi uma vitória da defesa e da juventude contra a experiência. Nossos jogadores entenderam o que precisavam fazer, os mais velhos ajudaram os jovens que estão vindo de três NBB, conseguiram fazer um grande jogo. Foi uma vitória do conjunto”, disse o técnico David Pelosini.
Para o ala/armador Adyel Borges, um dos destaques do time, com 19 ponos, quatro rebotes, três assistências e quatro bolas recuperadas, foi uma vitória do conjunto. “Conseguimos impor nosso ritmo, na defesa e no ataque. Vamos continuar evoluindo, buscando os possíveis resultados para subir na tabela”.
Além de Adyel, Ruivo, com nove assistências, cinco pontos e dois rebotes, foi outro destaque da equipe, bem Jimmy e Aguerre, ambos com 13 pontos. Marquinhos, com 19 pontos foi o cestinha do Vasco e da partida.
O JOGO
Primeiro Período – Mantendo o quinteto titular formado por Felipe Ruivo, Jimmy Dreher, Yan Djalo, Aguerre e Paulinho Scheuer, o Pinheiros conseguiu equilibrar às ações em quadra. Equilibrou o jogo com uma forte marcação individual até o empate em 16 a 16, permitindo o adversário terminasse o período com quatro pontos na frente: 19 a 23.
Segundo período – Não foi o começo de período esperado pelo técnico David Pelosini e a torcida pinheirense. Com dois minutos de jogo, o Vasco abriu a maior vantagem do jogo: nove pontos (30 a 21), obrigando o treinador do Azul e Preto a pedir tempo. E deu resultado. Empatou o jogo em 36 a 36, faltando 2´30, com um arremess de três do armador Ruivo e passou a frente em 38 a 36, com dois pontos de Adyel e encerrou a primeira parte do jogo em 40 a 36, com uma parcial de 21 a 13.
Terceiro período – Ao sofrer uma parcial de 6-0, o Vasco acabou empatando em 4 a 42, com a partida passando ser disputada ponto-a-ponto no terceiro período. Faltando 3´38, o Pinheiros abriu a maior vantagem no jogo de cinco pontos (50 a 45). Com uma parcial de 16 a 13, o time carioca acabou abaixando para um ponto no fim do período: 53 a 52.
Quarto período – As emoções maiores ficaram reservadas para o período final. Após levar a virada em 55 a 53, com apenas um minuto de jogo, o Pinheiros, voltou a assumir o marcador, após uma falta antidesportiva sobre Ruivo e uma falta técnica no banco vascaíno. Aproveitou os dois ataques seguintes e abriu cinco pontos (60 a 55), em dois minutos de jogo. Com a tranquilidade de um time experiente, soube segurar a reação vascaína para garantir a vitória por 73 a 67.
Próximos jogos – NBB – Pinheiros
16/12, 17 horas – EC Pinheiros x Minas Tênis
18/12, 20 horas – EC Pinheiros x Pato Branco-PR