Museu das Ilusões é atração nas ferias em Foz do Iguaçu
O maior acervo de ilusão ótica do mundo, com mais de 80 peças, está instalado no Shopping Catuaí Palladium
As ilusões óticas mostram que nossa mente tende a fazer suposições sobre o mundo e na busca de ajustar as imagens a partir de um sentido ou de informações pré-adquiridas, podemos visualizar o que não é real. O estudo das ilusões óticas traz um paradigma para nossa existência: o que pensamos que estamos vendo, muitas vezes não é: a verdade! Para explicar como isso acontece na prática, o Museu das Ilusões, único do gênero na América Latina está funcionando no Shopping Catuaí Palladium e é uma das novidades de Foz neste período de férias.
O museu que inaugurou recentemente na cidade é um incremento para o turismo nesta temporada de verão em Foz do Iguaçu. Com as festividades de Natal, Ano Novo e férias em andamento, está funcionando como atração paralela às principais atrações, já que a cidade recebe muitos turistas nesta época do ano, atraídos pelas Cataratas do lado brasileiro e argentino e compras no Paraguai. Em janeiro, por causa da alta procura de férias, o Museu abre também às segundas-feiras.
Programação perfeita para lazer e diversão em família nas férias, o Museu das Ilusões foi uma das revelações deste ano no Prêmio Mauricio de Sousa, que tem o propósito de destacar projetos no setor e é considerado o “Oscar do Entretenimento do Brasil”. O projeto foi contemplado com Prata em Inovação, na premiação que ocorreu em novembro, em Orlando/FL – EUA.
Instalado em um espaço amplo, com mais de 1.000 m², a exposição conta com aproximadamente 80 atrações com experiências divertidas, que irão brincar com o cérebro e a razão. A atração é uma boa pedida se divertir e descontrair nas férias, seja a dois, com amigos ou em família, já que permite a interação de várias gerações, dos avôs aos netinhos. “Cidades do Brasil inteiro gostariam de receber o acervo do Museu e como Foz do Iguaçu é uma cidade de forte apelo de férias, será uma oportunidade de unir as férias e conhecer o Museu, principalmente para quem mora em cidades onde o Museu ainda não passou ou pequenos municípios que não terão essa oportunidade”, explica Paulo Zimmermann, Diretor Executivo do Museu das Ilusões.
Sabe aquela situação que causa na gente uma chacoalhada no cérebro para ver se realmente temos certeza do que estamos vendo?! Essa é uma das sensações que o Museu das Ilusões certamente provocará nos visitantes, além de muitos risos e desafios para as nossas certezas.
Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA. Inaugurado em 2019, o Museu das Ilusões brasileiro se tornou o maior acervo do mundo em ilusão ótica, reunindo peças clássicas do universo das ilusões, conhecidas mundialmente, e outras que foram criadas especialmente para o museu por artistas brasileiros.
Em Foz, por exemplo, o Museu das Ilusões recebeu a instalação “Pezão do Gigante”, construída pelo artista brasileiro Ulysses Novo, especialmente para a exposição. Um gigante ogro parece entrar no evento pelo teto. A ideia surgiu de uma conversa animada entre o Diretor Executivo, Paulo Zimmermann, com a equipe de produção e cenografia e o artista. A instalação é um grande sucesso com os visitantes que adoraram a brincadeira e o ineditismo da peça.
A abertura do Museu das Ilusões próximo à alta temporada reforça a importância de Foz do Iguaçu como um destino turístico. “É mais uma atração que faz do Shopping Catuaí Palladium uma referência de entretenimento na cidade, tanto para o morador, como para quem é de fora. Esse é o nosso compromisso, e temos certeza que o Museu irá divertir muito os nossos visitantes!”, disse a Gerente de Marketing do Catuaí Palladium, Stéfani Scarpato.
O Museu das Ilusões já passou por 14 cidades brasileiras: Campinas, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes, Balneário Camboriú, São Paulo, São Luís do Maranhão, Fortaleza, Salvador, Campo Grande, São José dos Campos, Curitiba, Rio de Janeiro, Belém e agora em Foz do Iguaçu.
Uma das explicações de tanto sucesso, é que o museu reúne diversão e conhecimento, ao mesmo tempo em que intriga o público e a lógica. É sem dúvida, um passeio divertido pela ciência para brincar com a mente e excelente para relaxar, podendo ainda estender a experiência com muitas fotos e filmagens de situações que parecem impossíveis, que poderão ser recordadas e divertir de novo.
A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, também curador da maior exposição científica itinerante do Brasil. O projeto tem consultoria e desenvolvimento de Paulo Zimmermann, especialista em projetos de entretenimento, especialmente de ideias criativas para eventos em shoppings.
Serviço:
Museu das Ilusões
Shopping Catuaí Palladium
Local: Piso L1, próximo à Porta de Pedestres
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado, das 10h às 22h, com entradas até às 21h; Domingos e Feriados das 12h às 20h, com entrada até às 19h.
A partir do dia 10/12 – período entre Natal e Ano Novo, tem horários especiais de funcionamento, consulte o horário do shopping. No mês de janeiro, o Museu abre às segundas-feiras.
Valor do Ingresso: R$ 70 inteira, R$ 35 meia-entrada