Mundial de Clubes 2023: 18 recordes que podem ser quebrados
Com o 20º Mundial de Clubes da Fifa começando nesta terça-feira (12), o Torcedores.com preparou uma lista de recordes que podem ser quebrados nesta edição. Para mencionar alguns, Brasil ou Inglaterra pode quebrar o empate por títulos ganhos por clubes diferentes (3), se Fluminense ou Manchester City ganhar. O Al-Ittihad pode ser o segundo clube a ganhar o torneio em casa, após o Corinthians em 2000, e o Brasil pode quebrar o empate com a Espanha com mais vezes nas finais (9).
Com a participação do Fluminense, o Brasil estende o recorde de clubes diferentes a aparecerem no Mundial de Clubes (10) e o Auckland City quebra seu próprio recorde de mais aparições no torneio (11). Hussein El Shahat, meio-campista do Al-Ahly, também quebra sua própria marca como jogador com mais partidas na competição (13).
Confira a lista completa de recordes que podem ser quebrados:
- Se o Fluminense ganhar, ficar na segunda ou terceira posição, pode aumentar o recorde brasileiro de mais times terminando no top-3. Foram 12 vezes entre os primeiros colocados, podendo chegar a 13ª.
- O Brasil estende seu recorde de clubes diferentes competindo o Mundial de Clubes da FIFA já que o Fluminense é o 10º. O segundo colocado é o México que conseguiu 9 aparições de times diferentes com o León em 2023.
- Se o Fluminense ganhar, o Brasil será o mais próximo de bater o recorde espanhol com maior número de títulos (8), já que será o 5º título brasileiro; Já se o time comandado por Fernando Diniz chegar à final, vão quebrar o empate com a Espanha por mais finais disputadas (9) e será o recordista, com 10.
- 6 clubes têm a possibilidade de ganhar o primeiro título por seus países: Egito (Al Ahly), Arábia-Saudita (Al-Ittihad), Nova Zelândia (Auckland City), México (León) e Japão (Urawa Red Diamonds)
- 3 clubes têm a chance de vencer o título em sua primeira participação na competição: León (México), Fluminense (Brasil) e Manchester City (Inglaterra)
- Brasil e Inglaterra podem desempatar o recorde de mais títulos ganhos por clubes diferentes se Fluminense ou Manchester City ganhar. Será o 4º título brasileiro (ganho por Corinthians, São Paulo e Internacional) ou inglês (ganho por Chelsea, Liverpool e Manchester United)
- Auckland City estenderá sua marca de clube com mais participações no Mundial de Clubes da FIFA, já que será a 11ª.
- Al Ahly (Egito) manterá seu recorde de clube com mais jogos disputados no torneio. O jogo contra Al-Ittihad ou Auckland City, na primeira fase, será o 23º.
- Hussein El Shahat, jogador do Al Ahly, permanecerá como jogador com mais jogos no torneio, atingindo o 13º no primeiro embate contra o vencedor de Al-Ittihad e Auckland City
- Apesar de nunca ter vencido, o Al Ahly é o segundo colocado no ranking total de pontos ganhos (atrás apenas do Barcelona), assumindo a mesma colocação no ranking total de vitórias (8). Por outro lado, os egípcios são os primeiros em número de derrotas (13).
- Al Ahly (Egito), Urawa Red Diamonds (Japão) e Auckland City (Nova Zelândia) podem se juntar ao Internacional como clubes que foram terceiro e ganharam o Mundial de Clubes.
- Se o Manchester City ganhar, pode quebrar o recorde de 16 títulos para clubes da UEFA.
- Se o Al-Ittihad (Saudi Arabia) ganhar, marcará a segunda vez desde a criação do torneio (e primeira em 22 anos) que um clube do país que é sede do torneio ganha o Mundial. Na primeira edição, em 2000, o Corinthians ganhou quando o Brasil era sede.
- Marcelo pode se tornar o primeiro jogador a vencer um Mundial de Clubes primeiro por um clube europeu, com o Real Madrid, depois com um clube sul-americano
- O Brasil pode empatar com a Inglaterra com mais cidades diferentes vencendo o torneio. Do lado brasileiro, São Paulo e Porto Alegre ganharam, enquanto Londres, Liverpool e Manchester foram campeões do lado inglês até o momento.
- Pep Guardiola pode se tornar o primeiro técnico a ganhar o título com três clubes diferentes (Barcelona, Bayern e Manchester City). Carlo Ancelotti foi campeão com Milan e Real Madrid.
- Se perder na semifinal, o Manchester City será o primeiro time europeu a não chegar até a final.
- Se perder o título, Manchester City se tornará o primeiro europeu com participação no Mundial de Clubes sem o título.
Crédito: IMAGO / Action Plus