“Desafios comerciais para 2024” é tema de workshop promovido pelo SindArroz-SC

Órgão reuniu associados na noite dessa quinta-feira, a fim de discutir importante tema para a cadeira produtiva no estado

Estar atento às movimentações do mercado é essencial para os negócios, principalmente para vislumbrar o próximo ano. Tendo isso em mente, o Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) promoveu uma noite significativa para seus associados. Nessa quinta-feira, dia 07, o órgão realizou um workshop com o tema “Os desafios comerciais para 2024: como melhorar a atuação do setor nas empresas”.

O momento contou com apresentações de dois palestrantes: Moisés Spilere, diretor financeiro da Metalúrgica Spillere, formado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Felipe Motta, Founder & CEO da Sua Cirurgia, formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense. A ideia ao trazer perspectivas externas, conforme explica o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, foi deixar o bate-papo mais rico.

“Por mais que os mercados atuantes não sejam os mesmos, vimos que temos dificuldades parecidas. Além disso, por meio da experiência deles e expertise na área, conseguimos olhar a cadeia produtiva catarinense de outra maneira e com novas possibilidades de melhorias. A partir do conteúdo apresentado, conseguimos ter uma visão de possíveis tendências do cenário empresarial e, também, formas de enfrentarmos desafios futuros. As estratégias discutidas certamente se tornarão alicerces para o sucesso em um ambiente de negócios em constante evolução”, afirma.

Um dos pontos-chave discutidos foi o modelo das indústrias de arroz, que negociam com supermercados e, ao mesmo tempo, devem agradar o consumidor final. Fator que torna o setor comercial das empresas arrozeiras ainda mais importante. “Muitas vezes, quando estamos em nossas salas, acabamos fechando os olhos para outros mundos de negócios. E ter acesso a essas realidades distintas, com particularidades diferentes, é muito importante. Além disso, dezembro é quando fazemos um diagnóstico de como foi o ano. No entanto, também devemos aproveitar para vislumbrar o futuro e planejar 2024”, destaca Spilere.

Tecnologia e inovação como aliadas

O modo de vender hoje já não é mais o mesmo de antigamente, demandando que o setor comercial esteja constantemente se relacionando com o cliente. Nesse cenário, para as indústrias de arroz, o desafio é ainda maior, uma vez que elas devem traçar estratégias tanto para o mercado B2B (business to business) quanto B2C (business to consumer). Diante disso, a tecnologia e a inovação podem ser grandes aliadas das marcas, quando utilizadas de maneira correta.

“Elas podem colaborar de maneira significativa para os resultados almejados. Por este motivo, precisamos pensar o processo comercial com a mesma seriedade, importância e credibilidade que a nossa linha produtiva industrial. Precisamos implementar essas tecnologias para dentro da gestão e do setor comercial, pois elas não apenas otimizam processos e aumentam a eficiência, mas também abrem portas para oportunidades inexploradas.”, frisa Motta. 


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