ID LOGISTICS BRASIL investe em formação própria de mão de obra para atuação em logística
Prestes a celebrar 20 anos de atuação em solo brasileiro, a multinacional ID Logistics, que opera em 18 países em todo o mundo e é líder europeia em logística, vem crescendo na ordem de dois dígitos nos últimos cinco anos e investe firme em inovação, tecnologia, inteligência artificial e capacitação logística, para elevar ainda mais seus níveis de eficiência, comprometimento com sustentabilidade e responsalidade social corporativa (CSR).
Em entrevista com o CEO da ID Logistics Brasil, Gilberto Lima Jr., ele conta os desafios e as experiências de sua carreira como primeiro diretor brasileiro de uma das 18 filiais do francês Grupo ID Logistics, em todo o mundo. Reforça os pilares de atuação da empresa globalmente,aborda os valores da companhia que impacta em como seu time lidera suas atividades, conta novidades sobre os segmentos que são foco em atender por aqui, o desenvolvimento e planos para o futuro da empresa no Brasil.
Você está há 8 anos na ID Logistics, quais as mudanças que viu ocorrer na empresa? Elas atenderam ao mercado?
– Sim, realmente houve muita evolução em diversas frentes. Inovação, suporte e treinamento foram fortalecidos diante da nova demanda de mercado, inclusive com a implementação de um campus de inovação e utilização da inteligência artificial para entregar excelência operacional aos nossos clientes. Esses são os pontos principais, tecnologia e integração entre todas as áreas.
Como você vê o mercado logístico hoje? É muito diferente do que era há 8 anos? Como você vislumbra esse ambiente nos próximos anos?
– Vamos lembrar que tivemos um evento histórico, que foi a pandemia, com impacto muito grande na logística e em todos os seus processos e precisamos de novas práticas do mercado, como por exemplo o desenvolvimento do segmento de e-commerce. Lá atrás, tivemos uma fase que as empresas especializadas em logística buscavam eficiência, com a produção ligada ao estoque e ao escoamento rápido das mercadorias. Hoje não basta só vender, é preciso propiciar uma boa experiência para encantar o cliente. Para isso a integração de toda a cadeia de suprimentos através da tecnologia é fundamental e deve estar aliada às melhores práticas e eficiência, não somente em gestão de custos, mas tambem em finanças, RH e projetos por exemplo.
Você disse quando assumiu a direção que:” Temos a missão desafiadora de ampliar rapidamente a nossa atuação em todo território brasileiro, que virá aliada à intensificação do uso de novas tecnologias, inovação, excelência operacional, responsabilidade social e ambiental”. O que dessa missão já está em curso?
– Tivemos avanços em todas essas áreas, continuaremos investindo em tecnologia e integração de toda cadeia nos próximos anos, isso faz parte do DNA da nossa empresa e é o caminho para nos consolidarmos como um dos principais operadores logisticos do Brasil.
– Gostaria de ressaltar que um tema muito presente hoje é o da responsabilidade social onde definimos os três pilares principais de atuação em relação a CSR – Social, meio ambiente e sociedade, e 10 objetivos que cada país deve assumir, como por exemplo :
– Foco na segurança das pessoas – queremos reduzir 40% dos acidentes de trabalho até 2027
– Necessidade de contratação de PCD – 20% de aumento na taxa de contratação de PCDs até 2025
– Promover redução do consumo de energia elétrica em 40% até 2030
– 75% de todos os CDs devem desenvolver projetos sustentáveis
– Queremos também que em 100% das regiões em que atuamos tenhamos projetos sociais com uma comunidade local
– 80% dos nossos fornecedores devem assumir compromissos sustentáveis
– Queremos também que o modelo de gestão de CSR seja aplicado para todos os 18 países em que a ID Logistics atua
– Vale lembrar que o nosso compromisso com a responsabilidade social não começou agora, atuamos há pelo menos 18 anos em várias frentes, como por exemplo com o IDEBRA, que nasceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e posteriormente expandimos para Extrema e Sete Lagoas, em Minas Gerais e agora tambem atuamos em Serra no Espírito Santo. Queremos ter o IDEBRA em todas as regiões que atuamos, por isso devemos implantar, no próximo ano, esse projeto no Distrito Federal.
A maioria dos diretores da ID Logistics Brasil atualmente já estavam na empresa quando assumiram os cargos diretivos. É uma diretriz da empresa dar mais voz e reconhecimento para avançar na carreira dos colaboradores?
– Temos um target que pelo menos 70% dos gerentes de site sejam formados internamente até 2030. Para alavancar o crescimento também temos, por exemplo, um programa de padrinhos que leva os gerentes de sites mais experientes a treinar os novos gerentes. Em outra frente, teremos já em 2024, 100% de nossos cargos diretivos treinados em questões de ética e compliance. Tambem é uma diretriz da empresa formar novos diretores, para que se tornem os principais executivos do futuro, evoluindo assim em suas classificações de carreira. É preciso olhar o potencial dos executivos brasileiros que vão se preparando para isso, faz parte do nosso plano estratégico para que a ID Logistics Brasil se torne cada vez maior e mais forte, não só através do crescimento orgânico mas tambem através de aquisições.
Quais segmentos a ID Logistics prevê atender nos próximos anos?
– Estamos fortalecendo ainda mais a presença nos segmentos em que já atuamos, como varejo, industria, FMCG, cosméticos e principalmente no e-commerce, que vai continuar crescendo muito e onde haverá forte investimento, apesar da nossa carteira de clientes contar com uma diversidade de segmentos. Vamos continuar prospectando nos segmentos que temos potencial em razão da nossa expertise nesses clientes, isso nos coloca em lugar de destaque como operadores logisticos. Queremos tambem crescer em regiões como Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temos muito orgulho de dizer que temos contratos de longo prazo, alguns com mais de 18 anos, como o Carrefour e a Danone por exemplo, o que nos torna absolutamente confiáveis, afinal ninguém permanece por esse tempo com o mesmo parceiro se esse não entregar excelência, inovação e confiança.
A empresa está preparada para o futuro?
– Se eu dissesse que já estamos preparados, estaría cometendo um grande erro. Nós temos que nos preparar a cada dia, integrando cada vez mais as áreas, utilizando cada vez mais tecnologia, desenvolvendo nossas pessoas, explorando os potenciais da inteligência artificial e inovando sempre. Incentivamos o comportamento inovativo e a prática de trazer melhorias, sugestões de ideias inovadoras e benchmarking, através de programas internos. No ano passado, começamos a utilizar os drones para inventários, reduzindo de 5 dias para apenas 1 noite de contagem, na França já temos um projeto piloto com o robô Astrid, que verifica 5 mil paletes por hora, é 20 vezes mais rápido do que um drone e 100 vezes mais rápido quando comparado a um método de inventário tradicional.
– Sobre a capacitação logística, digo que esse é um grande desafio para o futuro. Temos algumas regiões no Brasil onde isso ainda é um obstáculo para determinadas funções, são profissionais cada vez mais disputados no mercado de trabalho. Apesar da oferta maior de cursos técnicos e formação acadêmica, ainda não é suficiente para suprir a demanda atual do mercado. Nesse sentido, investimos em formação profissional atraves da UNID – Universidade Corporativa da ID Logistics, que exerce papel fundamental para atender as nossas expectativas de capacitação de mão-de-obra.