Duas em cada três pessoas se tornarão cuidadoras de idosos, aponta pesquisa da Essity

Senior woman listening to her friend explanations about online search

App TENA Family Care tem como objetivo principal apoiar cuidadores familiares e profissionais para uma melhor partilha das tarefas e organização da rotina de cuidados, melhorando a qualidade de vida de todo

De acordo com o Relatório de Higiene e Saúde Essity 2023-2024 Advancing Health and Well-being Through Care, Prevention and Gender Equality, em algum momento da vida, duas em cada três pessoas se tornarão cuidadoras de idosos. Segundo o estudo da Essity, empresa líder mundial em produtos e soluções em higiene e saúde, 80% da prestação de cuidados é realizada por membros da própria família.

Os dados estão em consonância com o crescimento de indivíduos na terceira idade do Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população – a tendência é a de que esse número aumente no decorrer das décadas.

Como afirmam especialistas da área da saúde, o ato de cuidar de familiares que precisam de atenção especial pode acarretar sobrecarga no dia a dia, pois demanda grande esforço físico para banhos, trocas e vigílias, além da resiliência emocional. Para que o volume de tarefas fique equilibrado, o indicado é um modelo em que os cuidados sejam compartilhados entre diferentes membros da família e, se possível, com o apoio de cuidadores profissionais.

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos cuidadores familiares. Em pesquisa realizada em 2022, também pela Essity, 72% dos brasileiros entrevistados afirmaram que serviços digitais de saúde são capazes de economizar o tempo na execução de tarefas, o que permite mais dedicação às necessidades da pessoa cuidada.

Nesse sentido o app TENA Family Care chega ao mercado como um serviço a toda a comunidade: uma solução gratuita para os cuidadores tornarem sua rotina de responsabilidades com familiares idosos mais eficiente, com melhora na qualidade de vida de todos envolvidos no processo.

“Trata-se de uma abordagem inovadora da tecnologia aplicada ao cuidado com pessoas”, analisa Alexandre Kalache, médico gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil (ILC-BR). “Tendo em vista o rápido envelhecimento da população brasileira, uma ferramenta como essa pode auxiliar muito àqueles que são responsáveis pelos cuidados com os idosos mais fragilizados, facilitando a organização e economia do tempo e, assim, refletindo positivamente também no autocuidado”, conclui.

App TENA Family Care e a Cultura do Cuidado

O aplicativo está disponível para download nas plataformas iOS e Android (App Store e Play Store) e permite a criação do perfil da pessoa cuidada e do time de cuidadores envolvidos na mesma rotina, com o compartilhamento de tarefas e lembretes.

É preciso seguir as seguintes instruções para o uso:

  • Passo 1: criar o perfil da pessoa cuidada;
  • Passo 2: criar um time de cuidadores;
  • Passo 3: convidar os outros familiares e demais cuidadores para usarem o aplicativo e compartilhar com eles tarefas e lembretes sobre a rotina de cuidados;
  • Passo 4: criar tarefas e lembretes para que nada seja esquecido. Por final, organizar a lista de tarefas por ordem de prioridade.

É preciso criar e reforçar o hábito em todo o time de cuidadores para que as informações estejam sempre atualizadas no app. Há, também, a área de Conselhos e Dicas Práticas, com diversos temas relacionados ao interesse desse público.

Mais informações sobre o software para celulares estão disponíveis no site TENA (https://www.tena.com.br/institucional/family-app-tena), onde também é possível encontrar o curso on-line gratuito Cuidado & Conforto com TENA para cuidadores. Em 11 módulos e com a carga horária de 6 horas, o aluno poderá aprender e revisar práticas diárias de cuidados, bem como refletir sobre seu papel no relacionamento com o idoso. Além disso, terá acesso a boas práticas de higiene, medicações, alimentação e lazer para pessoas da terceira idade, assim como orientações sobre emergências do lar e luto.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464