Crianças desenvolvem projeto sobre os efeitos da música no bem-estar
A iniciativa surgiu a partir da percepção de que a música pode trazer diversos benefícios para todos, especialmente em situações difíceis
Ouvir música é algo que agrada a todos. Mas, além de entretenimento, ela auxilia na liberação de dopamina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Pensando nisso, alunos do Colégio Marista Maringá, desenvolveram um projeto para trazer alegria para a vida das pessoas por meio da música.
O projeto “Quem canta seus males espanta” foi desenvolvido por alunos do 3o ano do Ensino Fundamental e faz parte dos Projetos de Intervenção Social (PIS) do colégio, que têm como objetivo promover o diálogo e valorizar o protagonismo dos estudantes.
A ideia partiu dos próprios estudantes durante as aulas de Ensino Religioso, onde foi conversado sobre como fazer o bem e ajudar as pessoas a lidar com dificuldades do dia a dia. A professora responsável, Elizabeth Cristina dos Santos Gimenez, conta que as crianças começaram a perceber que a tristeza faz parte da vida, mas que existem formas de melhorar o bem-estar, e uma delas é a música.
“Muitas vezes, encontramos pessoas que estão tristes, demonstram solidão, dor e ressentimento. Nosso PIS trabalhou a empatia e a sensibilidade com o outro, oferecendo um pouco de conforto para quem está passando um momento difícil. As crianças puderam perceber que a música era capaz de tornar o dia delas mais leve”, ressalta a professora.
Para isso, os estudantes formaram grupos, e cada um escolheu as suas próprias músicas. Como forma de incentivar outras pessoas do colégio a participar da proposta, fizeram o “Baú da alegria”, onde colocaram enfeites, acessórios como arquinhos, chapéus, óculos coloridos e instrumentos. Os itens poderiam ser utilizados à vontade por alunos, professores e funcionários.
Como o objetivo do projeto é levar alegria para as pessoas, foi convidado para se apresentar no colégio o grupo Humanizart, formado por estudantes do curso de medicina de uma universidade local, que participam de um projeto de extensão para formação em doutores palhaços, que utilizam a arte e a música para levar alegria e leveza em abrigos, orfanatos, casas de repousos e hospitais. O grupo também ensinou as crianças sobre a terapia do riso, uma técnica que é aplicada no trabalho de humanização que desenvolvem nesses locais.
Ao final do projeto, as crianças puderam perceber que a música é um verdadeiro instrumento de transformação. “Dificilmente encontraremos alguém que não goste de música, uma combinação de ritmo, harmonia e melodia extremamente agradável ao ouvido. Além disso, a música é um veículo usado para expressar os sentimentos, algo que une as pessoas”, ressalta a professora.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos.
Crédito das fotos: Elizabeth Cristina dos Santos Gimenez