Assembleia Legislativa recepciona alunos e professores do programa Geração Atitude

Os estudantes apresentaram seus projetos de lei e receberam as premiações

O segundo dia da Caravana da Cidadania, etapa final do programa Geração Atitude teve seu ponto alto no Plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (08), quando os alunos apresentaram os 32 projetos selecionados par decisão e anúncio dos vencedores.

O grande vencedor dos projetos apresentados foi do aluno Robson da Silva Quevedo do Colégio Estadual General Carneiro do município de Roncador sob a orientação da professora Veronice Divino com o projeto: “Teste Vocacional nas Escolas” – autoriza as escolas públicas estaduais a instituírem programas sociais visando a profissionalização e o direcionamento dos estudantes da rede pública, por meio de testes vocacionais e oficinas de apoio.

“Estou muito feliz em ter saído vencedor e queria agradecer a escola, meus amigos e a professora que me ajudou bastante um monte. E é muito bom estar aqui, ter recebido esse prêmio, ter conseguido passar por todas as etapas. Eu tive a ideia de desenvolver esse projeto porque conversando com alguns amigos do ensino médio lá do meu colégio, muitos me disseram que eles não sabiam o que fazer depois que terminassem esta etapa do ensino médio e eu espero que se torne uma lei para ajudar muitos jovens a escolherem melhor suas carreiras e evitar futuras frustrações”, explicou o vencedor Robson Quevedo.

Para a orientadora do projeto de lei vencedor, professora Veronice Divino, “é muito emocionante ver o projeto do meu aluno vencedor, eu não esperava. Lógico que a gente faz o projeto, auxilia, mas eu estava tão descontraída ali que eu não imaginava. E o tema abordado por ele também foi muito legal. Eu trabalho no ensino médio e, quando chega o terceiro ano, nós perguntamos, o que vocês pretendem? Muitos ainda não sabem, então, acho que até o foco maior dele foi em cima disso, porque acho que ele também estava com um pouco de dificuldade”.

Em segundo lugar o vencedor foi o aluno Jonas Jorge Guerra do Colégio Estadual Barão do Rio Branco do município de Inajá que teve a orientação da professora Maryana Cardoso Blasque e trouxe o projeto que institui no estado do Paraná o programa “Quanto mais, melhor” que tem como objetivo disponibilizar cursos preparatórios de vestibulares e Enem para alunos do terceiro ano do ensino médio e/ou curso técnico integrado de Escolas Públicas.

E o projeto premiado com o terceiro lugar foi da aluna Lara Cristina Fiametti Manfredi do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra do município de Realeza com a orientação do professor Fernando Mantella dos Santos com o projeto que institui a obrigatoriedade de proporcionar cursos sobre área rural em escolas rurais.

Todos os participantes ganharam certificados de premiação e os três primeiros colocados foram diplomados como os grandes vencedores do programa Geração Atitude 2023.O vencedor Robson da Silva Quevedo e sua professora Veronice Divino comentaram a respeito da vitória.

Os projetos vencedores serão encaminhados ao Mesa Diretora da Casa legislativa que poderá alinhar seus trâmites para apreciação dos parlamentares e, sendo aprovado pelas Comissões, poderá chegar a votação e se transformar em Lei.

Emoção

O líder do governo na Assembleia e presidente da Comissão de Educação de Educação, deputado Hussein Bakri (PSD), acompanhou a sessão no Plenário e, em conjunto com a comissão organizadora do Geração Atitude, fez a entrega de certificados e diplomas aos vencedores.

“É um sentimento duplo, triplo, quádruplo de emoção. Vou começar com a minha história de vida pública. Eu comecei como vereador aos 21 anos de idade por incentivo do meu conhecido pai. Eu sou presidente da Comissão de Educação, sou líder do governo e deputado. Você não imagina a emoção de ver esse belíssimo trabalho que a nossa Mesa faz. Eu quero aqui parabenizar o presidente Traiano, o Curi, a Maria Victoria. Isso às vezes passa incólume para a Sociedade, que tem vários problemas grandes, e não imagina o papel importante que a Assembleia está fazendo”.

“A conscientização do jovem, a cidadania, a importância de ele conhecer o processo político, o Legislativo e os outros Poderes, isso tem um peso fundamental, é importante. Incentivar mais atitudes como essa. Estou muito contente, e enquanto nós estivemos por aqui, que a gente possa garantir que seja um projeto duradouro, que os alunos possam se inteirar, discutir, porque a gente vê muita gente criticando, mas vê pouca gente querendo participar para conhecer as dificuldades do dia a dia. Eu sempre digo isso, criticar é fácil, mas venha conhecer como é que funciona, as dificuldades de fazer tramitar um projeto, as suas respetivas comissões, os seus problemas, enfim, a relação executiva e legislativa, todo esse processo eles aprenderam aqui e, tenha certeza, saímos vencedores porque ensinamos  a estes alunos como funciona o processo legislativo”, conclui o deputado Bakri.

O diretor do Legislativo e da Escola do Legislativo, doutor Dylliardi Alessi, recepcionou estudantes e professores, explicou sobre o funcionamento do poder legislativo e coordenou as apresentações dos projetos. “Os alunos foram selecionados justamente pelos textos que eles mandaram e hoje testaram a sua habilidade na tribuna da Assembleia. Então, tiveram que falar bem na tribuna para garantir a aprovação da sua proposição. Mais de 400 projetos de lei foram enviados e 32 foram selecionados. Um dos critérios de seleção é se os textos estão de acordo com a Constituição Estadual, com a Constituição Federal, e que apresente uma ideia boa com a possibilidade de aplicabilidade aqui no Estado. Uma comissão foi feita aqui na Assembleia e essa seleção foi realizada por essa comissão”.

“Elaborar e apresentar um projeto de lei é uma das partes principais do nosso projeto. Justamente quando eles estão fazendo, escrevendo, produzindo, transformando a ideia em proposição legislativa, é o momento que eles mais aprendem, que eles mais entendem a função do deputado estadual, a função da Assembleia Legislativa e isso forma os cidadãos mais conscientes de como funciona a política. O Geração Atitude é um projeto que, inclusive, já foi objeto de premiação, sendo escolhido como um dos melhores projetos de combate à corrupção pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal, então é um projeto que orgulha a Escola do Legislativo, que orgulha a Assembleia Legislativa, e que, claro, a Comissão Executiva tem todo o interesse em aprimorar, em melhorar e em ampliar para o maior número de escolas”, concluiu Alessi.

A coordenadora do programa Geração Atitude na Secretaria de Estado da Educação, professora Gislaine Ronise Feufer, também falou sobre a importância de os estudantes visitarem a capital e vivenciar uma experiência de cidadania. “Hoje é o ápice de tudo que foi trabalhado durante o ano. Esses alunos aqui já estão nesse trabalho com o Programa Geração Atitude desde o início do ano. Nós abrimos inscrições para todos os núcleos regionais de educação do Estado, todas as escolas estaduais puderam participar desse trabalho. Os professores realizaram trabalhos em sala de aula, discutiram, debateram o tema, para no final, então, os alunos redigirem o projeto de lei para apresentar hoje aqui. Os 32 melhores projetos de lei inscritos foram escolhidos. E hoje tivemos aqui na Assembleia a escolha do melhor projeto de lei”.

“É muito importante que as pessoas conheçam como funciona o Poder Público. Conheçam os direitos, conheçam os deveres, entendam de cidadania, entendam como que funciona todo o poder executivo, o poder legislativo, porque muitas vezes eles não se têm a noção, exatamente de como funciona a organização do Estado. Por isso, é muito importante, é um trabalho que foi realizado com a escola toda, os promotores públicos estiveram nas escolas esclarecendo dúvidas, falando sobre os temas, então é uma questão que vai se multiplicar, e vai só ajudar na construção da cidadania desses alunos que estão aqui hoje”, concluiu a coordenadora Gislaine.

O Geração Atitude é resultado de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná. O programa estimula o debate entre os jovens estudantes da rede pública de ensino sobre temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto.

Visita ao Museu Oscar Niemeyer (MON)

Após o almoço, a agenda da Caravana da Cidadania ofereceu aos participantes um roteiro cultural pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) e todos puderam visitar a “Poty, entre dois mundos”, “O feminino na obra de Victor Brecheret”, “Perpétuo Movimento de Norma Grinberg”, “África – Diálogos com o contemporâneo”, Ásia, Terra de Homens e Deuses”, “Sonoridades de Bispo do Rosário”, “O Espaço Imantado de Mario Rubinski”, “O Mundo Mágico dos Ningyos” e “Serguei Eisenstein e o mundo”, além de passear pelo Jardim das Esculturas e visitar a exposição fixa com as maquetes e histórias de Oscar Niemeyer.

A aluna Ana Clara Oliveira Barbosa, do colégio Estadual Nilo Cairo, de Apucarana, comentou sobre a experiência de visitar Curitiba e o Museu Oscar Niemeyer. “É ótimo conhecer tudo isso porque é muita história e muito conhecimento. Muita coisa que a gente vê a nossa professora que é de História passou para gente. É uma experiência única e especial. É prazeroso e incrível todos estes lugares. A gente pensa que é só um passeio, mas não, é muito aprendizado o que a gente tem aqui”.

A professora de sociologia Daiane Aparecida Alves Gomes, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, do município de Colorado, explicou sobre a importância de os alunos vivenciarem a Caravana da Cidadania. “É um conhecimento ímpar para eles. Sair de suas regionalidades tão distantes, que a gente tem em um Paraná tão grande e com todas as suas especificidades. Aqui no Museu esses alunos se sentem acolhidos pela arte. Aliás em cada lugar que foram se sentiram acolhidos. E também a gente consegue trabalhar neles o fomento de que um dia eles podem ser deputados, promotores públicos, prefeitos, governadores, etc. Isso é uma questão de representatividade, desde que estamos dentro de uma democracia representativa, para eles é ímpar, assim, um conhecimento que eles vão levar pelo resto da vida. Uma mola propulsora mesmo para as carreiras deles qualquer que venham a escolher”.

“A visita aqui no Museu é essa significação tão importante que é o ser humano, que são os grupos sociais, que é uma visibilidade que muitas vezes eles não vão ter. E isso impulsiona também outros estudantes a serem bons alunos, a apresentarem projetos, a serem engajados com as políticas públicas. Eu costumo dizer para os meus alunos que eles conseguem tudo isso, que eles podem ser o que eles quiserem, desde que eles tenham foco, desde que eles tenham disciplina, e esse projeto Geração Atitude comprova genuinamente tudo isso”, completou a professora Daiane.

Crédito da foto: Valdir Amaral/Alep


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