Vídeo não mostra egípcios levando alimentos para Gaza, mas contrabando entre o Egito e a Líbia
Um vídeo de um grupo de pessoas caminhando pelo deserto com pacotes retangulares nas costas não mostra egípcios atravessando a fronteira para entregar mantimentos aos palestinos na Faixa de Gaza. No entanto, no contexto da crise humanitária vivida na região desde o início do conflito entre Israel e Hamas no último dia 7 de outubro, usuários visualizaram mais de 3 mil vezes publicações com essa alegação. Na verdade, a gravação registra o contrabando de mercadorias na fronteira entre o Egito e a Líbia e circula ao menos desde agosto de 2023.
“Os egípcios atravessaram o #deserto até à #Palestina para transportar #água, #alimentos e #mantimentos para o povo de #Gaza. Apesar das ameaças israelenses e dos bombardeios anteriores na passagem da fronteira entre Gaza e Egito, que mataram várias pessoas”, diz a legenda de publicações no Facebook. O conteúdo também é compartilhado no TikTok, no Kwai e no X (antes Twitter).
A sequência é compartilhada depois que, em 7 de outubro de 2023, o movimento islâmico palestino Hamas atacou Israel, que respondeu bombardeando a Faixa de Gaza. O conflito já deixou milhares de mortos.
Os países da União Europeia estão discutindo como implementar uma “pausa humanitária” para levar ajuda aos civis na Faixa de Gaza.
Neste contexto, usuários compartilham vídeos de homens atravessando o deserto e afirmam que estes seriam egípcios viajando a pé para entregar alimentos e roupas aos palestinos. Mas a gravação viral não tem relação com os acontecimentos recentes.
Uma busca por fragmentos do vídeo usando a ferramenta Google Lens mostrou que a mesma sequência já havia sido publicada em 31 de agosto de 2023 no TikTok. A gravação também foi encontrada em uma publicação feita em 6 de setembro de 2023 no X, com a legenda em inglês: “Fronteira Líbia/Egito”. Ou seja, as imagens circulavam antes do Hamas atacar Israel, em 7 de outubro.
Nos comentários da publicação no X, alguns usuários sugerem que o vídeo mostra contrabandistas de cigarros.
Uma pesquisa pelas palavras-chave “egípcios”, “palestinos”, “fronteira” e “alimentos” exibe imagens semelhantes com homens carregando pacotes retangulares embrulhados em pano branco pelo deserto. Os vídeos encontrados no Facebook são sobrepostos pelo seguinte texto, em espanhol: “Egípcios comuns cruzam a fronteira palestina para entregar água, alimentos e suprimentos ao povo de Gaza”.
Ao aproximar as imagens das caixas que as pessoas transportam, vê-se três listras escuras através do tecido da bagagem, formando uma figura oval alongada, com inscrições no meio das letras “O”, “R”, “I” e “S”.
Ao pesquisar no Google por “cigarros ORIS”, com base na sugestão dos usuários e nos elementos visuais do segundo vídeo, foi possível localizar uma marca de cigarros cuja embalagem coincide a imagem do vídeo, com as formas ovais escuras e a inscrição “ORIS”.
Uma nova busca com as palavras-chave “contrabando na fronteira entre a Líbia e o Egito” em árabe, com base nas informações anteriores, levou a este vídeo no Facebook publicado em 16 de junho de 2022. As imagens são semelhantes às observadas na sequência viral, e mostram homens em um recinto com caixas embrulhadas em pano branco que carregam nas costas. Quando a filmagem foca no local onde os homens estão, é possível identificar que se trata de um ambiente desértico.
A descrição da sequência indica ainda que as imagens registram o contrabando entre o Egito e a Líbia: “Os contrabandistas egípcios documentam as suas viagens cruzando a fronteira entre a Líbia e o Egito, transportando mercadorias de tipo, origem e destino desconhecidos, e aproveitam-se da negligência das autoridades de segurança nas fronteiras dos dois países para circular com absoluta comodidade”.
Uma nova análise do vídeo viral usando a ferramenta InVid-WeVerify* permitiu localizar a mesma sequência no canal do YouTube do veículo marroquino Ifada. A gravação foi publicada pelo veículo em 8 de setembro de 2023 e sua descrição em árabe indica: “Vídeo de contrabando de mercadorias entre a fronteira do Egito e da Líbia”.
*Depois que a extensão InVid We Verify estiver instalada no navegador Chrome, clique com o botão direito do mouse na imagem e o menu suspenso se oferece para iniciar uma pesquisa em vários navegadores.