Buscas por ‘ligamento cruzado’ crescem 21.100% pelo mundo após novo drama de Neymar
O mundo do futebol reagiu imediatamente depois que foi confirmada a gravidade da nova lesão de Neymar. Levantamento do Apostagolos.com revela que a busca pelo termo “ligamento cruzado” cresceu 21.100% pelo mundo desde a última quarta-feira, quando o jogador teve o diagnóstico fechado. O brasileiro sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e lesionou o menisco do joelho esquerdo durante a partida contra o Uruguai, terça-feira, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
O número foi extraído da ferramenta Google Trends, que mapeia os assuntos mais buscados pelos usuários no Google. Outros termos que dispararam nas buscas foram “ligamento cruzado anterior”, “lesão do ligamento cruzado anterior”, “lesão”, “trauma contuso”, “menisco”, “lesão do ligamento cruzado”, “ligamento”, “lesões esportivas”. Somado, o crescimento na busca por esses termos foi de 81.550%.
Ao analisar os dados, é possível extrair outras informações valiosas sobre quem e como o mundo do futebol está lidando com a nova lesão de Neymar.
Preocupação com o futuro de Neymar
Uma das maiores preocupações dos fãs do futebol é a respeito do futuro de Neymar e como ele poderá voltar a jogar depois que se recuperar de mais uma lesão. O maior indício disso nas buscas do Google é que, nos últimos sete dias, as maiores buscas contendo “Neymar” como palavra-chave foram “Neymar idade” e “quantos anos tem Neymar”.
Neymar tem 31 anos e o prazo de recuperação para a lesão que sofreu é de cerca de oito meses. O jogador retornará aos gramados, se tudo der certo, aos 32. Para muitos jogadores, lesões graves sofridas acima dos 32 anos acabaram significando uma perda do nível técnico irreversível e até mesmo o encurtamento da carreira.
Buscas espalhadas pelo mundo
Depois que a gravidade da lesão foi confirmada, houve uma corrida por parte dos torcedores para saber o que havia acontecido com Neymar. E longe de ter sido uma preocupação exclusiva dos brasileiros.
O termo que teve mais buscas foi as palavras-chaves em inglês “Neymar injury Uruguay”. Em seguida, veio, em espanhol, “infortunio Neymar”. A busca em português “lesao Neymar” aparece apenas em terceiro. Completam, na ordem das línguas mais faladas no mundo, um crescimento abrupto na busca “neymar verletzung”, em alemão, e “blessure neymar”, em francês.
Outra prova do interesse global pela lesão de Neymar é a lista dos 30 países onde ocorreram o maior aumento no número de buscas pelo jogador nos últimos sete dias. Uruguai aparece no topo, uma vez que normalmente Neymar não é tão buscado. Em seguida, vem o Brasil e em terceiro, o Haiti.
No top-30, além de todos os países da América do Sul, estão nações da África, como Senegal, Camarões e Costa do Marfim, Nepal e Bangladesh, localizados na Ásia, além dos europeus Portugal e França.