21 de setembro de 2024

Workalove aborda cultura de carreira e gestão de permanência para as instituições de ensino na 28ª edição do CIAED

Especialistas e pesquisadores da plataforma, que compõe o portfólio Pravaler, levarão para o evento solução para reduzir a evasão e aumentar os índices de trabalhabilidade dos estudantes brasileiros

A Workalove, plataforma de orientação e desenvolvimento de carreira do Pravaler, marca presença na 28ª edição do CIAED, Congresso Internacional ABED de Educação à Distância, que acontece até 18 de outubro, no Rio de Janeiro, com o tema “Educação híbrida e hibridização da educação”. Os especialistas e pesquisadores da edtech de trabalhabilidade participarão da extensa programação que vai debater os novos rumos da educação híbrida, assunto que ganhou destaque após a divulgação do Censo da Educação Superior 2022. 

Um dos motivadores da discussão é que de acordo com dados compartilhados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), o número de ingressantes em cursos de graduação à distância (EAD) ultrapassou a marca de 3 milhões em 2022, o que acendeu um alerta para todo o ecossistema educacional, sendo 72% das novas matrículas oriundas dessa modalidade — crescimento de 24,5% em relação ao ano anterior. O Censo da Educação Superior 2022 também destacou que, dos 22,5 milhões de jovens de 18 a 24 anos, somente 20,2% frequentam o ensino superior e apenas 4% concluíram a formação universitária.

“O relatório expõe o cenário desafiador da educação no país, o que influencia diretamente nos índices de empregabilidade e no desenvolvimento profissional dos estudantes. É um ciclo no qual precisamos de mais eficiência. Por isso, se faz cada vez mais necessária uma gestão eficaz da permanência em cursos de graduação dentro das instituições de ensino superior privadas, assim como planos pedagógicos alinhados às novas demandas sociais e comportamentais e o impulsionamento de uma cultura de carreira mais direcionada ao perfil de cada aluno”, comenta Fernanda Verdolin (foto), CEO e founder da Workalove.

A executiva, que também é pesquisadora do futuro do trabalho e estrategista de carreiras, será palestrante no painel “Como aumentar a trabalhabilidade dos estudantes com planos pedagógicos inovadores”, que acontece no dia 17 de outubro, das 13h30 às 15h00, e participará da mesa-redonda “Planos pedagógicos que acompanhem o mundo do trabalho: como atender demandas que ainda não existem?”, ao lado de Lívia Ramazzoti, Doutora e Consultora em Inovação Curricular da Workalove, no dia 18 de outubro, das 11h10 às 12h40, ambos no CIAED, evento organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). 

Confira a programação das palestras que terão a participação da Workalove: 

17 de outubro, das 13h30 às 13h55

“Como aumentar a trabalhabilidade dos estudantes com planos pedagógicos inovadores”, com Fernanda Verdolin, CEO e founder da Workalove. 

17 de outubro, das 16h40 às 17h05 

“Inteligência artificial aplicada a inovação acadêmica e gestão educacional”, com apresentação de Lívia Ramazzoti, Doutora e Consultora em Inovação Curricular da Workalove, e coordenação de Antonio Beno Netto-Cuboz.

18 de outubro, das 11h10 às 12h40

“Planos pedagógicos que acompanhem o mundo do trabalho: como atender demandas que ainda não existem?”, com os painelistas Lívia Ramazzoti, Consultora em Inovação Curricular da Workalove, Monica Grasseli, da Trivento.

Optimized by Optimole