Livro digital ou físico: qual a melhor escolha para os estudos?
Especialista explica as principais diferenças no processo de aprendizado e destaca o uso equilibrado entre as plataformas
Os livros digitais têm conquistado cada vez mais projeção. Com a chegada de tecnologias que permitem lê-los com mais facilidade e com o crescimento do marketing digital, é muito fácil encontrar opções de leitura nesse formato. Mas, afinal, é melhor ler um livro digital ou um livro impresso? Basicamente, livros digitais são lidos em tablets, smartphones ou computadores, enquanto os livros físicos são impressos em papel.
Com o recente boom dos livros digitais, eles se tornaram opção para muitas instituições de ensino. Criados para ser leves e transportáveis, sem ocupar espaço e sem ter grandes custos, eles foram conquistando espaço ao longo dos últimos anos e passaram a ser recursos essenciais para o ensino e para o sucesso dos alunos no futuro.
Além disso, auxiliam professores e estudantes a abordar as matérias de forma mais leve, interativa e lúdica, pois apresentam uma série de benefícios, como maior inclusão de estudantes na leitura, possibilidade de ler mais de um livro ao mesmo tempo, são mais leves e fáceis de transportar, ocupam menos espaço e têm maior durabilidade. Em casos em que os aparelhos onde eles são lidos deixam de funcionar, os livros continuam armazenados em nuvens digitais, prontos para serem baixados novamente no futuro ou em outros aparelhos.
“As tecnologias já estão presentes na educação há algum tempo e podem fazer parte dos momentos de leitura que complementam os assuntos de cada disciplina ou de assuntos abordados para a formação humana dos alunos. Esse tipo de material acaba sendo uma opção ideal para contribuir para o aprendizado das crianças, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental”, explica Talita Fagundes, gerente pedagógica da plataforma PAR, composta por uma biblioteca de conteúdos didáticos multimodais.
Segundo Talita, as obras acessadas pelo computador, por tablets ou por smartphones despertam a curiosidade, incentivam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e encorajam o hábito da leitura. Isso sem deixar o ensino lúdico de lado. “Durante as aulas e os estudos, os livros digitais contribuem para o aprendizado dos seus alunos, principalmente por causa da interatividade que eles oferecem”, acrescenta a gerente pedagógica.
Entre os ganhos da utilização da tecnologia, está a possibilidade de planejamento das aulas, que podem ganhar dinamismo a partir de discussões e de atividades interativas com os livros.
Os livros na versão digital podem abordar os conteúdos em outras formas de apresentação, como vídeos, jogos e animações, além de chamar a atenção das crianças pelas ilustrações, cores e sons.
Mas, apesar de todas essas vantagens, a gerente pedagógica da Plataforma PAR ressalta que a leitura física continua sendo importante. “A palavra-chave é equilíbrio! Os estudos mais recentes recomendam buscar um equilíbrio entre a leitura digital e a leitura física. Enquanto a digital oferece benefícios como acesso a uma ampla variedade de materiais, facilidade de transporte e recursos interativos, a leitura física também possui vantagens, como a sensação tátil do livro, a possibilidade de marcar páginas e a menor exposição à luz azul dos dispositivos eletrônico”, destaca Talita.
Independente do sistema adotado, é importante ter cuidado com os excessos. As ferramentas didáticas, sejam físicas ou digitais, precisam ser escolhidas de acordo com a intencionalidade pedagógica.
Há situações em que o melhor recurso será o digital, assim como há atividades que pedem o suporte físico. O especialista, que no caso da escola o professor, é o responsável por fazer essa curadoria, bem como organizar o seu planejamento para que os recursos sejam híbridos.
Do mesmo modo, o exclusivo uso de recursos físicos leva a escola a se posicionar de modo distante das tecnologias que cercam toda a sociedade e que trazem diferentes benefícios nos mais diversos campos da nossa vida.
Nesse sentido, o papel da escola é formar e educar para a autonomia considerando os contextos e os avanços da sociedade.
SOBRE A PAR
A plataforma PAR é a inovadora proposta educacional digital da SOMOS Educação. Com foco na formação integral dos estudantes e considerando a linguagem do jovem contemporâneo, ela é composta por uma biblioteca de conteúdos didáticos multimodais com alto rigor acadêmico.
Professores e alunos têm acesso a uma diversa banca de livros, recursos e ferramentas didáticas produzidas pelos mais renomados especialistas e autores das editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atuale das Soluções Educacionais da SOMOS Educação.
Além de acessar os conteúdos de modo on-line e off-line (livros didáticos), os alunos são incentivados ao protagonismo e ao autoestudo. Com a plataforma par, a escola tem acesso a conteúdos e obras de grandes autores que são referência na educação, com alta qualidade e rigor acadêmico, e conta com a experiência de uma plataforma digitalconsolidada.