Ministério das Mulheres e Parque Tecnológico Itaipu lançam programa Hangar Mulheres para impulsionar o Empreendedorismo Feminino

Lançamento do edital de seleção aconteceu durante o Festival Rede Mulher Empreendedora  

Na manhã desta sexta-feira, durante o Festival RME em São Paulo, foi anunciada uma parceria inédita entre Ministério das Mulheres, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional, com o lançamento de mais um importante edital para seleção de ideias inovadoras e startups, desta vez lideradas por mulheres. O programa “Hangar Mulheres” busca impulsionar o empreendedorismo feminino, oferecendo suporte financeiro e estratégico para mulheres empreendedoras.  

O Hangar PTI Startups, programa reconhecido por sua atuação como base para o processo de Incubação do PTI, agora volta sua atenção para a promoção da igualdade de gênero no ecossistema empreendedor. A solenidade de assinatura contou com a presença da Ministra Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres, da diretora administrativo financeiro do PTI, Clerione Herther, e da coordenadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes.  

Este programa tem como principal objetivo apoiar e investir na promoção do empreendedorismo feminino, oferecendo aporte financeiro de até R$30 mil por projeto, uma série de capacitações por meio de uma trilha empreendedora exclusiva, mentorias com especialistas e networking com os principais ecossistemas de inovação do mercado. A expectativa é preparar empreendedoras para, consequentemente, aumentar a taxa de sobrevivência e performance das startups.  

O Hangar Mulheres contará ainda com apoio estratégico da Rede Mulher Empreendedora, maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil. Com isso, o programa busca além de estimular novos negócios e fomentar a inovação, contribuir para o alcance de metas globais de igualdade de gênero e justiça social.  

Essa edição do Hangar, focada no empreendedorismo feminino, além de estimular novos negócios e fomentar a inovação, contribui para alcançar metas globais de igualdade de gênero e justiça social. 

“Nós estamos reconstruindo o país, fomentando políticas que permitam às mulheres ascenderem no mercado de trabalho, com respeito e igualdade para todas. E o Programa Hangar Mulheres vai ao encontro desse propósito, pois reconhece a importância do empreendedorismo feminino para a autonomia econômica das mulheres”, comenta a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.  

Segundo Clerione, empoderar mulheres no cenário empreendedor é fundamental para impulsionar o progresso em direção a uma sociedade mais justa e equitativa. “O futuro do empreendedorismo feminino no Brasil ganha um novo impulso com o lançamento do Hangar Mulheres, e o PTI está ansioso para apoiar e ver essas startups lideradas por mulheres alcançando o sucesso e fazendo a diferença no mercado” afirmou. 

Entre os principais benefícios do programa estão: 

Aporte Financeiro: As startups selecionadas no âmbito do “Hangar Mulheres” receberão um aporte de até R$30.000 por projeto, impulsionando o desenvolvimento e a implementação de suas ideias; 

Capacitação Profissional: Participação em workshops e treinamentos conduzidos por profissionais de mercado, abrangendo diversas áreas cruciais para o sucesso do negócio; 

Networking Empresarial: Oportunidade de interação e construção de redes com outros empreendedores e a comunidade de startups, proporcionando uma base sólida para sinergias e parcerias estratégicas; 

Mentoria Especializada: As startups contarão com mentoria especializada para orientá-las no desenvolvimento de seus negócios e alcance de metas estratégicas. Acompanhando detalhadamente as propostas de negócios, seguindo os padrões do CERNE 4, com acesso a uma rede de mentores e investidores experientes. 

Fases do Programa: 

A fase um será composta por uma trilha de capacitação. Nesta fase, as empreendedoras participarão de 12 workshops abordando temas como Desenvolvimento Pessoal, Validação de Ideias, Desenvolvimento de Negócios, Sumário Executivo e, por fim, a elaboração do tão importante PITCH e Demoday. 

Já a fase dois será voltada para a aceleração. Após a fase de capacitação, cinco startups lideradas por mulheres serão selecionadas para serem incubadas na Incubadora Santos Dumont, dentro do Parque Tecnológico Itaipu. Essa etapa proporcionará um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento das startups.  


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464