Lins (SP) recebe mais de 1.000 animais para avaliações do Circuito Nelore de Qualidade 2023
A 13ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023 avaliou 1.137 machos não castrados, em 14 de setembro, no frigorífico Friboi de Lins (SP). As avaliações, realizadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), e contaram com oito pecuaristas. Este evento, reconhecido como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, recebeu o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“Os animais avaliados em Lins, se destacaram por sua juventude e peso. Isso se deve ao fato de que 84% desses exemplares possuíam até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma idade aproximada de 2 anos. Além disso, 41% deles ainda apresentavam dentição de leite, o que sinaliza que tinham menos de 2 anos de idade”, informa Victor Miranda, presidente da ACNB.
Dentre os animais avaliados, 66% apresentaram um peso superior a 21 arrobas, elevando a média para 22,5 arrobas. “Esses números ressaltam a excelência desses animais, evidenciando a qualidade do cuidado que lhes foram dedicados”, finaliza Miranda.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Na 13ª etapa nacional do evento, as premiações foram distribuídas da seguinte maneira: Marcelo Osto Paro, da Fazenda Reunidas São Judas Tadeu em Presidente Venceslau (SP), foi agraciado com o título de campeão na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Machos, recebendo a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi concedida a Paulo Cesar Zanelatti, da Fazenda Monte Serrat em Oriente (SP). Enquanto isso, a Medalha de Bronze foi conquistada pela Triunfo S/A, da Fazenda Flórida em Guaiçara (SP).
Além disso, Marisa Pereira Martins, da Fazenda Santa Luzia em Getulina (SP), foi premiada com a Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaça de Machos Terminados em Pastagens.
Novidades do campeonato
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.