Ginecologista fala sobre a importância do diagnóstico precoce do cancer
Neste mês, Dra. Sandra Lopez, que humaniza os atendimentos através de Lupita Glamurosa, usará a cor do movimento
Lupita Glamurosa, criada pela médica ginecologista Sandra Lopes criada para humanizar os atendimentos nos hospitais públicos do Guarujá e Mongaguá, no litoral paulista, usará a cor do Outubro Rosa. Ela visitará os postos de saúde passando a mensagem do movimento, conscientizando as mulheres de uma maneira alegre e divertida.
A médica, que tem três especialidades ginecologia obstetrícia, pediatria e clínica geral, coloca nas mulheres a coroa de Lupita, afinal quem não gosta de se sentir rainha.
Sandra também falou sobre a importância do exames preventivos.
“A prevenção é procurar o ginecologista todo ano para exames e fazer mamografia. Além de fazer o preventivo ou papanicolau. As mulheres também podem fazer o autoexame da palpação das mamas e axilas para ver se sentem nódulos”, aconselha.
Lupita pontua sobre os principais sintomas do câncer de mama.
“Nódulos geralmente endurecidos fixos e indolores”;
“Pele da mama avermelha ou com cor avermelhada ou com cor similar a da casca de laranja”;
“Alterações no mamilo bico do peito”;
“Saída de líquido espontânea de um dos mamilos”;
“Surgimento de pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço”.
Lupita diz que tudo detetado a tempo tem tratamento e porcentagem alta de cura. “Por isso é importante fazer a mamografia e ultrassom de mamas”.
O diagnóstico precoce de câncer de mama pode ser detectado com a mamografia e complementado com ultrassom de mamas “Deve ser feito uma vez por ano e maiores de 60, a cada dois anos”, finaliza.