Senai Paraná estreia na final da WorldSkills Brasil com medalhas de Prata e Bronze
Resultado coloca jovens formados pela instituição entre os três melhores profissionais de nível técnico para Mecatrônica e Edificações
O Senai Paraná está disputando vaga para representar o Brasil na maior olimpíada de profissões de nível técnico do mundo, a WorldSkills que acontece em 2024 na França.
No primeiro bloco de disputas, realizado de 18 a 22 de setembro em Minas Gerais, para as ocupações de Eletrônica e Construção em Alvenaria, os egressos Gabriel Silvério Bernardelli e Davi da Silva Aleixo Ignácio, conquistaram medalha de prata e bronze, respectivamente.
Gabriel e Davi são formados pelo Senai Paraná em Técnico em Mecatrônica e Técnico em Edificações, respectivamente, e, com essa conquista, sagraram-se entre os melhores profissionais de nível técnico do Brasil em suas áreas de formação profissional.
“O aprendizado e o incentivo pra fazer acontecer e chegar até aqui traz o sentimento de missão cumprida”, diz Gabriel, medalhista de prata na ocupação #16 – Eletrônica.
Opinião compartilhada pelo egresso Davi da Silva, medalhista de bronze na ocupação #20 – Construção em Alvenaria. “Participar da WorldSkills é algo incrível. Me sinto feliz por ter conquistado essa medalha e carrego comigo um sentimento de gratidão por tudo o que passei até aqui. Sinto que mereci essa medalha e tenho o sentimento de missão cumprida”, comenta.
Além das competições presenciais em Minas Gerais, o Senai Paraná também disputou, de maneira remota, vaga para o mundial nas ocupações # 54 – Segurança Cibernética, com a dupla Carlos Eduardo dos Santos Vieira e Gustavo Domingues Rodrigues; e #08 – Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, com Daniel Gier Arndt, todos formados no Curso Técnico em Informática pelo Senai Londrina.
“Estou extremamente orgulhoso da participação do Paraná na estreia da WorldSkills Brasil. Nossa equipe demonstrou um ótimo desempenho, conquistando duas medalhas em quatro modalidades. Foi uma experiência incrível ver nossos alunos competidores mostrando suas habilidades e competindo em alto nível”, diz Marcos Pires, delegado técnico da equipe paranaense da WorldSkills Brasil. “Nas próximas semanas tem mais e continuaremos investindo em educação e capacitação para que nossos jovens tenham oportunidades de sucesso em suas carreiras profissionais”, acrescenta.
O Senai Paraná segue na disputa para representar o país no mundial de profissões de 2024 na França.
Na próxima semana, de 25 a 29 de setembro, a instituição compete em João Pessoa (PB) na ocupação #12 – Aplicação de Revestimentos Cerâmicos e de maneira remota, na modalidade on-line, nas ocupações #09 – TI Soluções de Software; e #07 – Fresagem CNC.
Marcada para 10 a 15 de setembro de 2024 em Lyon, na França, a 47ª edição do mundial deve reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países.