INSS em Pernambuco demora 33 dias a mais que a média nacional para analisar benefícios
Especialista dá dicas de como diminuir a espera
A média nacional da fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a concessão de aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários é de 70 dias. Em Pernambuco, no entanto, essa espera é de cerca de 103 dias, 47% a mais que a média nacional. A principal causa da demora é a sobrecarga devido à falta de servidores.
Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário, Paulicleia Tenório, há alguns cuidados que podem ser tomados para evitar negativas e assim otimizar o processo. O primeiro deles é identificar se o beneficiário realmente se encaixa no tipo de aposentadoria que está solicitando. “É fundamental compreender os diferentes tipos de aposentadoria oferecidos pelo INSS. São oferecidos serviços de aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial, cada um com seus critérios específicos”, explicou a advogada.
Outra dica da advogada é sempre estar atento à documentação e ao preenchimento dos formulários do INSS. “Reúna todos os documentos necessários com antecedência. Verifique a lista de documentos exigidos pelo INSS e assegure-se de que tudo esteja completo e atualizado. Preencha todos os formulários do INSS de forma completa e precisa. Qualquer erro ou omissão pode levar à rejeição do pedido”, destacou.
É importante também acompanhar todo o processo atentamente por meio do aplicativo Meu INSS. Algumas vezes, documentos ou informações adicionais podem ser solicitadas pelo servidor e não cumprir o prazo de apresentação pode resultar na paralisação ou negativa do pedido de benefício.
Outra alternativa é procurar orientação profissional. O advogado previdenciário pode indicar qual o tipo de benefício mais se encaixa de acordo com o caso de cada pessoa, organizar toda a documentação, instruir o requerente na perícia e acompanhar todo o processo. Isso aumenta a chance de sucesso e evita atrasos ou problemas no processo de análise do pedido de benefício previdenciário.