Teve início hoje a primeira etapa do concurso que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil
Até 22 de setembro, o público e o júri técnico local ajudarão a escolher os três melhores restaurantes a quilo nas cidades participantes; dez estados já confirmaram presença na disputa
Começa nesta terça-feira (12) a 7ª edição do concurso O Quilo é Nosso, disputa que escolherá o melhor restaurante a quilo do país. Promovida pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em parceria com o Mundo Mesa, a primeira etapa da competição seguirá até 22 de setembro, quando o público e o júri técnico local vão eleger os três melhores restaurantes a quilo de cada cidade inscrita. Os critérios a serem avaliados, são: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do buffet e a receita participante do concurso. Para saber quais restaurantes estão nesta edição, basta acessar o site www.oquiloenosso.com.br.
Neste ano, o evento conta com a participação de restaurantes de dez estados, sendo eles Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. O Quilo é Nosso tem patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil e Pluxee.
Além de valorizar a comida a quilo – modalidade genuinamente brasileira e que faz parte da rotina de milhões de brasileiros – o concurso também visa estimular a inovação nos pratos ofertados ao público. Essa prática contribui para atrair novos clientes.
“Estou aguardando ansiosamente para experimentar o prato participante do concurso O Quilo é Nosso neste ano! Espero que faça tanto sucesso como o que concorreu em 2022”, diz Verinaldo Lopes, cliente do restaurante Gostoso Sabor, em Natal (Rio Grande do Norte).
A disputa também é um prato cheio para os estabelecimentos participantes. Kátia Lima, proprietária do restaurante Moriá Grill – vencedor da etapa estadual do O Quilo é Nosso no Rio de Janeiro – destaca as oportunidades que o concurso traz aos empresários. “O Quilo é Nosso proporciona uma divulgação muito eficaz e amplia nossa marca no mercado. Somos muito gratos por podermos participar novamente. O ano passado foi um marco para o meu restaurante”, afirma.
Etapas do concurso
O Quilo é Nosso ocorre em três etapas. Na primeira, que segue até 22 de setembro, cada restaurante cria uma receita especial para compor o cardápio durante o período do evento. Os estabelecimentos serão avaliados por voto popular e júri técnico local. Os três melhores restaurantes de cada cidade ou região participantes são classificados e disputam o título estadual.
Na segunda etapa, o júri local avalia os pratos dos três restaurantes vencedores na fase anterior e elege o campeão estadual. Na grande final, os campeões de cada estado concorrem ao título nacional, preparando as receitas ao vivo, na frente do público e dos jurados, no evento Mesa ao Vivo São Paulo, nos dias 25 e 26 de outubro.
Histórico de campeões
No ano passado, pela primeira vez, o título foi para Belo Horizonte, cidade precursora dos negócios de comida a quilo. O restaurante Beggiato levou a honraria para a capital mineira com o prato nhoque de abóbora ao molho de cogumelos e sálvia. O concurso também já elegeu campeões em outras quatro cidades:
2017 – Manaus (AM) com o restaurante Mercato Brazil Manauara;
2018 – Manaus (AM) com o restaurante Gaúcho’s Gourmet;
2019 – Fortaleza (CE) com o restaurante Verdelima;
2020 – Curitiba (PR) com o restaurante Tomilho;
2021 – Franca (SP) com o restaurante Arroz com Feijão.
Serviço:
O Quilo é Nosso
Data: 12 a 22 de setembro
Realização: Abrasel
Parceria: Prazeres da Mesa
Informações: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Coca-Cola Brasil e Pluxee
Apoio: Glasart e Nogueira Brinquedos