Dos docentes inscritos que atuam no ensino básico, a maior parte trabalha em escolas públicas; Ensino Fundamental é o nível mais abrangido, com 70,9%
O ELT Week Brazil 2023, programação online e gratuita para a formação continuada para professores de inglês promovida pelo British Council, conseguiu atrair mais professores da rede pública do que da rede privada de ensino básico. Dentre os 5,8 mil profissionais que se inscreveram para participar da iniciativa, que teve conteúdos lançados diariamente de 28 agosto até este sábado (2 de setembro), 40,4% atuam em escolas públicas, enquanto 36,6% trabalham em escolas particulares.
No total, o ELT Week Brazil 2023 somou um total de 25,7 mil visualizações nos canais do British Council no YouTube para o Brasil e para as Américas, além do canal do Ministério da Educação (MEC) na mesma rede social. O conteúdo da programação seguirá disponível para acesso, com direito a certificado emitido pela entidade britânica, aos professores que efetuarem inscrição até 15 de setembro por este link.
O perfil dos participantes também reafirma que o ensino do inglês está muito presente nas escolas públicas e privadas brasileiras. Com 70,9% das respostas afirmativas, o Ensino Fundamental (I e II) é o nível educacional mais abrangido pelos professores inscritos, seguido pelo Ensino Médio (34,6%) e pela Educação Infantil (15,9%). Os cursos de idioma aparecem com uma abrangência de 46,7%.
Os professores inscritos também se mostram dispostos a colaborar com mais equidade e qualidade do ensino da língua inglesa no Brasil. Isso porque 3 a cada 4 participantes (75,5%) têm interesse na carreira de formador de professores. O British Council possui um projeto com várias atividades de desenvolvimento profissional para aqueles que desejam estender a atuação para além do ensino aos estudantes, desenvolvendo-se para atuar também como Teacher Educators internacionalmente, com certificação chancelada pela entidade.
As mulheres representam a maior parte dos inscritos na edição 2023 do ELT Week Brazil – são 80,2% as que se identificam no gênero feminino, enquanto 18,9% se identificam no sexo masculino e pouco menos de 1% em outras identidades de gênero. Esse cenário reflete o Censo Escolar 2020, segundo o qual as mulheres são 80,34% do corpo docente dedicado ao ensino da língua inglesa nas redes pública e privada de educação básica no país.
Todas as regiões brasileiras estão representadas na iniciativa do British Council, sendo o Nordeste a segunda em número de professores inscritos, com 20,7%. A maioria está concentrada no Sudeste (57,2%), enquanto as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte aparecem com 11,9%, 5,5% e 4,4%, respectivamente.
“Estamos muito contentes com a alta adesão a mais uma edição do ELT Week no Brasil, e queremos cada vez mais estreitar nossos laços com professores que têm o objetivo de aprimorar o ensino da língua inglesa. Contamos com esses profissionais para fortalecer a disciplina como um instrumento cada vez mais democrático e sem fronteiras”, diz Tom Birtwistle, Diretor do British Council no Brasil.
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2021-22 atingimos 650 milhões de pessoas.