Inaugura hoje a nova agência do Sicredi em Cianorte
Feita com 25 contêineres, a quarta agência da Sicredi Dexis em Cianorte será inaugurada nesta quinta-feira (dia 31) às 19h. Na avenida das Bandeiras, 292, a agência tem telhado verde, sistema de captação de água da chuva, energia solar e outros diferenciais que tornam o projeto único e possibilitará pleitear o selo Leed Plantinum, maior nível de certificação concedida a obras verdes pela organização não governamental norte-americana U.S. Green Building Council (USGBC). No Brasil menos de cem prédios têm essa certificação.
No endereço, será implantado o novo modelo de atendimento, o Espaço Dexis, em que não há circulação de dinheiro físico, há ambientes para uso da comunidade e ambientes de negócios. Será o quarto Espaço Dexis – os outros ficam em Londrina/PR, Maringá/PR e Rio Claro/SP. Este modelo é a aposta da cooperativa para o futuro de uma instituição financeira, que privilegia o relacionamento com os associados e conexões com a comunidade.
Em prol da sustentabilidade, o sistema construtivo permitiu a economia de 400 mil litros de água, o que significa a redução de 80 a 90%. Este sistema permitiu ainda a redução de 95% de resíduos sólidos, no mínimo 75% de CO2 e de 65 a 85% menos energia elétrica. Se um dia for necessário, a estrutura será desmontada e reutilizada, já que de 85% a 90% dos materiais são recicláveis.
Com 1,4 mil metros quadrados de área construída, a nova agência tem sistema de coleta de água da chuva, que é armazenada em tanques subterrâneos para depois ser usada em descarga de sanitários, áreas de serviço e para regar as plantas. E com é zero energy, capta toda a energia solar para seu funcionamento e ainda vai gerar excedente de energia destinada a outras duas agências na cidade.
O paisagismo conta com espécies nativas com baixo consumo de irrigação. O piso é drenante para evitar enchentes e há iluminação eficiente com sensores e programação de horário.
Para incentivar o uso de meios alternativos de transporte, a agência conta com estacionamento para patinete elétrico e bicicletário. Há estação para recarga de carro elétrico, além de vagas exclusivas para veículos de baixa emissão de carbono, elétricos e carona solidária.
O primeiro piso será voltado para o uso dos associados e da comunidade, com cafeteria gerida por um parceiro local, coworking, salas de reunião e espaços para que os associados possam vender produtos por meio de autoatendimento. O segundo piso será um ambiente de negócios para que os associados possam ser atendidos pelos gerentes e especialistas. E no terceiro piso estará o auditório.