Como se destacar no mercado hoteleiro
om o aquecimento do setor, surgem diversas oportunidades para profissionais que desejam trabalhar no segmento
A área de hotelaria conseguiu retomar índices pré-pandêmicos de atividade oferecendo possibilidades de trabalho, com a abertura de novos hotéis e os brasileiros fazendo mais viagens. Sendo essa uma área promissora, saiba se você tem o perfil para investir na carreira e confira dicas para ser um bom profissional hoteleiro.
Segundo Lívia Felizardo, diretora de produtos da Vivae, startup de educação e empregabilidade criada a partir de uma parceria entre a operadora Vivo e Ânima Educação, o setor de hospitalidade tem apresentado boas oportunidades de vagas que aguardam ser preenchidas por profissionais capacitados. “Por isso, é bom observar e investir em algumas habilidades e perfis exigidos pelo mercado, para poder se destacar”, diz.
Confira aqui quatro dicas importantes para ser destacar no mercado hoteleiro:
Gostar do setor
Essa é a primeira e mais importante. Hospitalidade é uma área que tem como grande parte das atribuições lidar com pessoas, gerenciar equipes e é preciso, além de talento para isso, se empenhar em desenvolver técnicas de abordagem e convivência com públicos diversos.
Escolher o nicho de atuação
Com muitas possibilidades de atuação, é importante definir qual sua área de maior interesse dentro do segmento e entender suas demandas e características. Assim é possível formatar o serviço de forma a atender as necessidades de um público específico.
Desenvolva técnicas de atendimento
É preciso ter uma boa relação com todas as pessoas envolvidas no setor, desde hóspedes e funcionários, até fornecedores, terceirizados e, inclusive, com a concorrência, que pode oferecer outras importantes percepções do mercado.
Esteja atento ao calendário
A área da hospitalidade vive de eventos e datas que devem ser consideradas, no sentido de acomodar as expectativas tanto dos hóspedes, como da equipe de trabalho. Importante gerir o cronograma dos acontecimentos com começo, meio e fim, estabelecendo prazos para suprir eventuais carências e antecipar possíveis problemas.
Invista em comunicação
É importante lembrar que, com números do setor em expansão, a concorrência estará sempre à sombra. Para se destacar é preciso acessar ferramentas de comunicação e divulgação, em especial as mídias sociais.
Essas dicas podem e devem ser absorvidas por toda a cadeia do negócio e todas as pessoas envolvidas ou interessadas no setor hoteleiro, guardadas as especificidades das responsabilidades de cada um.