19 de setembro de 2024

Na BA, Gleisi articula estratégia para 2024 e defende chapa com diversidade

A presidenta Nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), esteve em Salvador, na Bahia, no último final de semana, para articular a estratégia do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para as eleições municipais de 2024.

Na sexta-feira (25), Gleisi encerrou o dia com o Encontro Territorial do PT Bahia, onde falou sobre a importância de se discutir agora o processo político de disputa das eleições de 2024, dialogando sempre com os partidos da Federação Brasil da Esperança, da qual fazem parte PT, PCdoB e PV, e a necessidade de se construir uma ampla base popular e política no Congresso Nacional para sustentação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A presidenta Nacional do PT está construindo nos estados a tática eleitoral de 2024, sempre em consonância com os dirigentes locais da Federação. Ela já esteve no Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás.  

Para Gleisi, existem duas formas de se fazer a disputa política: “a primeira, nós temos que apostar na organização popular e na politização do povo brasileiro e a outra é o processo eleitoral, ou seja, a gente tem que ter participação social, popular, fortalecer os movimentos, os sindicatos para a disputa institucional”, ajudando “o Lula a governar disputando a política com a sociedade”.

Pela manhã, Gleisi participou de atividade com as mulheres da Federação Brasil da Esperança e debateu a importância da ocupação dos espaços de poder pelas mulheres, sobretudo na política, e destacou a relevância da luta contra o machismo e a violência contra a mulher.

“A gente teve uma plenária de mulheres que foi muito importante, repetindo, nós precisamos incentivar as mulheres a participarem da política”, afirmou, pontuando que as mulheres hoje são mais de 50% da população e estão sub-representadas nos processos decisórios e de comando.

“Então, o PT tem uma grande responsabilidade com isso, nós vamos incentivar muito para fazer crescer o número de vereadoras por todo o país e depois de deputadas. Aliás, foi graças a essa visão desde que a gente lançou o Elas Por Elas que praticamente dobramos a nossa bancada de deputadas federais na Câmara dos Deputados. Tínhamos dez, fomos para 18 deputadas”, disse Gleisi.

MST

No sábado (26), Gleisi participou da abertura das atividades em comemoração aos dez anos da escola de agroecologia do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no município de Prado, a cerca de 800 quilômetros de Salvador. A Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto faz parte do assentamento Jacy Rocha e tornou-se uma referência em capacitação técnica e política do movimento.

Além de Gleisi Hoffmann, compareceram à atividade o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Jaques Wagner, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), o ex-jogador Raí, campeão do mundo pela seleção brasileira masculina em 1994, nos Estados Unidos, e militantes do movimento sem terra.

Optimized by Optimole