Peso e cobertura de gordura são destaques do Circuito Nelore de Qualidade em Água Boa (MT), que avaliou 408 animais
A quarta etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), avaliou 408 animais pertencentes a cinco pecuaristas, no último dia 8 de agosto, em Água Boa (MT). Parte da 25ª edição do Circuito, a etapa teve como palco as instalações locais da Friboi, que é parceira do campeonato juntamente com a Matsuda Sementes e Nutrição Animal. A Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) esteve ao lado da ACNB na organização da etapa.
Segundo Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB, “mais uma vez, Mato Grosso nos impressionou. Os neloristas de Água Boa demonstraram um ótimo trabalho na criação dos animais. Observamos animais jovens, pesados e com bom acabamento de carcaça”. O dirigente completa destacando que “a dedicação dos pecuaristas foi realmente impressionante e admirável, com resultados de excelência”.
Ao todo, 136 machos não castrados e terminados em confinamento foram avaliados. Além disso, 272 fêmeas, também terminadas em confinamento, tiveram as carcaças analisadas. Os 408 animais se destacaram pelo ótimo peso e cobertura de gordura apresentados.
“Os números observados foram excelentes, o que nos deixou muito satisfeitos com a etapa de Água Boa. Esperamos que os índices de qualidade aumentem cada vez mais, pois Mato Grosso tem se destacado no Circuito. Além disso, os pecuaristas estão empenhados em apresentar animais Nelore com potencial elevado”, destaca Alexandre El Hage, presidente da ACNMT.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Dos machos analisados, 79% exibiram até quatro dentes incisivos permanentes, o que indica uma idade de menos de 3 anos. Em relação aos indivíduos mais jovens, 45% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando aproximadamente 2 anos de idade.
Quanto ao peso, cerca de 90,4% dos animais apresentaram mais de 20 arrobas, contribuindo para uma média de 21,9 arrobas. No que diz respeito ao acabamento de gordura, aproximadamente 48% dos machos a exibiram no escore mediano.
Na etapa de 2023, o vencedor do campeonato de machos foi Carlos Atílio de Negri, da Fazenda Bariri, situada em Canarana (MT). Ele foi premiado com a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi concedida a Roberto Pontes Borges, da Fazenda Ponte Alta, que tem sede em Canarana (MT).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Entre as fêmeas avaliadas, 78% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, com cerca de 2 anos de idade. Esse número atinge os 95%, quando considerados animais com até 4 dentes incisivos permanentes.
Em relação ao peso, 77% das fêmeas tinham mais de 14 arrobas, apresentando uma média de 15,1 arrobas. Quanto à cobertura de gordura, 99% das fêmeas a possuíam em nível mediano ou uniforme.
Os prêmios para os lotes de fêmeas foram distribuídos da seguinte maneira: a Agropecuária Roncador Ltda., localizada na Fazenda Roncador, na cidade de Querência (MT), assegurou a primeira posição e, portanto, foi agraciada com a Medalha de Ouro; a Agropecuária Água Preta S/A, situada na Fazenda Água Preta, em Cocalinho (MT), conquistou a Medalha de Prata. Por fim, a Medalha de Bronze foi entregue a Rodrigo da Silva dos Reis, da Fazenda Ana Paula, de Canarana (MT).
Além disso, é importante ressaltar que os lotes da Agropecuária Roncador e de Rodrigo da Silva dos Reis receberam também a Medalha Ouro Branco, em reconhecimento à qualidade e uniformidade dos animais.
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
· 24/08 – Frisa de Colatina (ES)
· 30/08 – Minerva Foods de Belén (PY)
· 05/09 – Friboi de Anastácio (MS)
· 06/09 – Friboi de Nova Andradina (MS)
· 12/09 – Friboi de Pimenta Bueno (RO)
· 14/09 – Friboi de Lins (SP)
· 21/09 – Friboi de Iturama (MG)
· 22/09 – Friboi de Vilhena (RO)
· 26/09 – Friboi de Ituiutaba (MG)
· 28/09 – Friboi de Alta Floresta (MT)
· 03/10 – Friboi de Pedra Preta (MT)
· 06/10 – Friboi de Mozarlândia (GO)
· 10/10 – Friboi de Senador Canedo (GO)
· 17 e 18/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
· 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
· 19/10 – Friboi de Campo Grande (MS)
· 23/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
· 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
· 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
· 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
· 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
· 09 e 10/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
· 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
· 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
· 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
· 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
· 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
· 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
· 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)