Projeto Serasa na Estrada chega a Curitiba oferecendo educação financeira e serviços gratuitos para a população
Serviço itinerante que percorre o Brasil chega à capital paranaense na terça-feira, dia 22, na Praça Rui Barbosa
A zeladora de serviços gerais Rosângela da Silva Floriano conseguiu renegociar sua dívida com o banco, de R$ 347, com desconto de 70%. Ela foi uma das consumidoras que aproveitou a oportunidade proporcionada pelo Serasa na Estrada, projeto itinerante que chega a Curitiba na próxima terça-feira, dia 22, após ter passado por Porto Alegre e Florianópolis. O atendimento aos paranaenses, no emblemático caminhão rosa, ocorre na Praça Rui Barbosa, onde permanece até sábado, dia 26.
Rosângela aproveitou a iniciativa da Serasa para se informar em relação à educação financeira e buscar orientações para evitar a inadimplência novamente, situação que atinge mais de 71,41 milhões de brasileiros, segundo dados do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa. “Não é fácil limpar o nome com os juros altos dos dias de hoje”, comenta a consumidora. “Tem que saber se organizar com o salário e aproveitar oportunidades como essa para pagar as dívidas”.
É para beneficiar famílias como a de Rosângela que o projeto Serasa na Estrada está prestando atendimento presencial a milhares de pessoas em busca dos serviços oferecidos pela empresa: além da negociação de dívidas, o caminhão proporciona a consulta de pontuação de Score, solicitação de crédito, proteção de dados pessoais e informações sobre a Carteira Digital Serasa, que organiza todas as finanças pessoais em um só lugar.
Curitiba é a terceira cidade a receber o Serasa na Estrada, que iniciou sua jornada dia 8 de agosto, em Porto Alegre. Na capital paranaense, os atendimentos ocorrem das 9h às 18h de terça a sexta-feira, e das 9h às 13h no sábado.
A caravana vai passar por 22 cidades de Sul a Norte do país, em uma viagem com seis meses de duração. Com encerramento em Manaus (AM), prevista para fevereiro de 2024, o trajeto contará com 10,5 mil quilômetros rodados.
Inadimplência no Paraná
No Brasil, os índices de inadimplência quebraram o recorde da série histórica da Serasa em maio deste ano ao atingir 71,9 milhões de pessoas. Entretanto, os números tiveram queda nos últimos dois meses chegando a 71,41 milhões em julho. Ainda de acordo com o Mapa da Inadimplência, cerca de 44% da população adulta do país tem alguma dívida em atraso.
Dentro deste cenário, mais de 3,7 milhões de paranaenses estão inadimplentes e somam dívidas que chegam a R$ 21,1 bilhões, segundo dados de julho. Em média, cada devedor do Paraná tem cerca de R$ 5,6 mil em débitos, e o Estado registrou 41,55% da sua população inadimplente – valor abaixo da média nacional (43,72%).
A maior parte das dívidas do Estado está concentrada em três setores: Bancos/cartões (25,23%), Utilities (19,16%) – que são contas de gás, luz e água – e Serviços (14,32%). Entre as faixas etárias, os maiores devedores no Estado têm entre 26 e 40 anos (36,3%), seguidos da população entre 41 e 60 anos (34,5%) e pessoas com mais de 60 anos (16,3%). Já os mais novos, até 25 anos correspondem a 12,9%.
Atendimento personalizado
Com roupagem nova e digitalizada, o Serasa na Estrada traz novidades nos serviços oferecidos à população e atendimento. Desta vez, além de seis atendentes presenciais e uma equipe focada nos atendimentos, o caminhão está equipado com um estúdio completo para entrevistas, transmissão de lives, rodadas de conversas, palestras de educação financeira, programas de podcast e gravações de conteúdo.
O “Serasa móvel” está especialmente adaptado para prestar atendimento presencial a milhares de pessoas em busca de serviços que vão além da negociação de dívidas, como consulta de pontuação de score, solicitação de crédito, proteção de dados pessoais e informações sobre a carteira digital Serasa, que organiza todas as finanças pessoais em um só lugar.
“O objetivo é levar os serviços e orientações sobre como lidar com o dinheiro, especialmente, para quem tem acesso digital limitado ou pouca afinidade e confiança na internet”, afirma Clara Aguiar, especialista da Serasa que acompanha a caravana para estimular a mensagem da educação financeira.
Serviços gratuitos disponíveis no veículo:
· Consulta de pontuação de crédito
· Negociação de dívidas
· Solicitação de empréstimos e cartões de crédito
· Unificação de pagamentos e contratação de serviços na carteira digital