Curitiba terá o primeiro espaço de formação em microusinagem do Brasil
Profissionais formados poderão atuar, principalmente, na fabricação de peças para as áreas médica, eletrônica, odontológica e de micromecânica
Em parceria com multinacional suíça TORNOS e a líder mundial de software SolidCAM, a unidade CIC do Senai Paraná, em Curitiba, tornou-se a primeira do Brasil a ofertar a tecnologia de microusinagem através do cabeçote móvel com foco em formação profissional para a indústria.
Representando o Presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, a Diretora Regional do Senai Paraná e Superintendente do Sesi e IEL no estado, Fabiane Franciscone, recebeu, na última terça-feira, 8 de agosto, o CEO da Tornos, Michael Hauser, o CSO da Tornos, Jens Thing, a Diretora da Tornos América do Norte e Brasil, Naiane Nunes e a CEO da SolidCAM Brasil, Camila Sarantopoulos, durante cerimônia de concessão da máquina SwissNano 7, para microusinagem, feita pela suíça TORNOS.
“A partir de agora, a unidade CIC do Senai Paraná, seus professores e alunos possuem essa tecnologia avançada em cabeça móvel, a fim de oferecer mais recursos para o ensino-aprendizagem destes que serão o futuro da manufatura”, destaca Michael Hauser, CEO da Tornos.
Um pilar importante para a Tornos é o treinamento e a capacitação de mão de obra. “Sabe-se o quanto é importante capacitar pessoas para operar toda a tecnologia que está a caminho e que esses futuros profissionais possam trabalhar em máquinas com alto valor agregado e extra precisão e produtividade”, explica Naiane Nunes, diretora de operações da Tornos na América do Norte e Brasil.
A Diretora Regional do Senai Paraná e Superintendente do Sesi e IEL no estado, Fabiane Franciscone, destacou que a parceria que se concretiza com a Tornos vem para consolidar ainda mais a vocação do Senai, de formar colaboradores com excelência de acordo com as demandas industriais.
“A expectativa é que com essa atualização tecnológica, aproximadamente 800 matrículas sejam efetivadas para programação CNC com o software SolidCAM. Num futuro próximo, esses profissionais atuarão, principalmente, na fabricação de peças para as áreas médica, eletrônica, odontológica e de micromecânica. Ganham as indústrias, com trabalhadores altamente capacitados, e ganha também a sociedade, com as novas oportunidades de trabalho que se abrem”, afirmou.
Durante a cerimônia de entrega do equipamento, a CEO da SolidCAM Brasil, Camila Sarantopoulos, destacou a parceria entre indústria e educação para formação de novos profissionais.
“Os alunos que em breve passarão por este laboratório e pela sala maker serão profissionais dedicados a uma área específica, com acesso a uma máquina referência no mercado de usinagem de precisão e um dos softwares CAM de maior crescimento no mundo, com poderosos recursos para máquinas de cabeçote móvel”, disse. “Que os alunos saiam daqui preparados para entregar um trabalho de excelência e muita qualidade. Que se sintam valorizados e comprometidos em fazer um trabalho superior e que sejam ainda mais valorizados no mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo”, finalizou.
Destinado à produção de implantes e acessórios para as áreas médica e odontológica, além de peças para área eletrônica, o maquinário SWISSNANO 7, que foi projetado para usinar barras de até 7mm de diâmetro e atender a demanda de peças de alta precisão, passa a integrar a Oficina Metalmecânica da unidade CIC do Senai Paraná, no espaço Tornos + SolidCam + Senai.
Com as licenças de software cedidas pela SolidCAM, os técnicos de ensino e alunos do Senai Paraná serão capacitados em conhecimentos de cabeçote móvel tipo suíço e programação CNC, abrindo novas possibilidades de formação profissional, principalmente, na fabricação de peças para as áreas médica, eletrônica, odontológica e de micromecânica.