Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China, foram oficialmente abertos na noite da sexta-feira (28) – fuso horário chinês – no Dong’an Lake Sports Park, diante de um estádio lotado, o principal da competição.
Com vários momentos emocionantes e carisma brasileiro, a delegação, que foi ovacionada, entrou guiada pelos porta-bandeiras, Sabrina Machado, atleta do voleibol, e Gabriel Pedroso, do Wushu.
A cerimônia foi marcada por um show de pirotecnia, que passeou pela cultura ancestral chinesa e explorou a riqueza tecnológica do país em uma breve encenação sobre o espírito esportivo da juventude. O presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), Leoz Eder, agradeceu a China e todo o comitê organizador por sediar o importante evento. Em seguida, convidou o presidente do país, Xi Jinping, para declarar aberta a 31ª edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão.
Luciano Cabral, presidente da CBDU e vice-presidente da FISU, afirmou que a presença do presidente Xi Jinpingo foi extremamente importante, pois representou ou peso ainda maior para a cobertura do evento. “Ele é um dos maiores líderes mundiais e, ele estando presente, trouxe todas as atenções para o esporte universitário. O mundo todo tomou conhecimento sobre a abertura dos jogos. O Brasil tem um atenção muito grande aqui na China. A nossa delegação estava linda desfilando e foi muito aplaudida”.
Todos os resultados do Brasil serão divulgados através das redes sociais oficiais da CBDU. Transmissões apenas nos canais oficiais da FISU.
O time UBrasil tem representantes em 11 das 18 modalidades oficiais, como saltos ornamentais, taekwondo, badminton, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, voleibol, basquete, wushu (kungfu) e tênis.
A participação brasileira nos Jogos Mundiais Universitários de Verão é viabilizada através de uma parceria com o Ministério do Esporte.