22 de setembro de 2024

Pesquisa aponta que 59% pretendem sair do aluguel em 5 anos em Maringá 

Se depender dos maringaenses que moram de aluguel, a construção civil e o mercado imobiliário continuarão aquecidos. Isto porque uma pesquisa feita pela DataMarket Inteligência de Mercado e a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) aponta que 59% dos inquilinos pretendem comprar imóvel nos próximos cinco anos. Entre os que possuem renda maior que cinco salários, 24,7% moram de aluguel. Dos 29% de quem ganham entre cinco e dez salários-mínimos e moram de aluguel, mais da metade – 53,7% – pretende comprar imóvel no mesmo período.

A pesquisa mostra ainda que 84% do grupo com renda maior de dez salários tem casa própria e destes, 22% querem comprar um imóvel maior e mais caro. A pesquisa entrevistou mais de 1,2 mil maringaenses, sendo 53% homens e 47% mulheres, de cinco faixas etárias, quatro faixas de renda e cinco macrorregiões da cidade, permitindo a participação de um grupo heterogêneo de maringaenses. A margem de erro da pesquisa é de 2,78%. “É uma amostra heterogênea que traz um retrato de Maringá”, pontua o professor doutor Vitor Nogami, um dos coordenadores da pesquisa. 

O estudo traz também informações sobre mídias sociais, saúde, finanças pessoais, supermercados, orçamento familiar, e-commerce, políticas públicas, transporte, shopping e pet. Em relação ao e-commerce, o número de maringaenses que se sentem seguros no ambiente de compras online cresceu 8,9 pontos em relação à pesquisa anterior, de 2021, saltando de 42,1% para 51%. O número de pessoas que gastam mais de R$ 300 por mês com compras online também cresceu de 13% para 18%. Apesar disso, 30,3% dos maringaenses nunca ou raramente compram pela internet.

Optimized by Optimole