Fórmula SAE BRASIL 2023 mostra autônomos pela primeira vez
Competição será em Piracicaba (SP) de 02 a 06 de agosto de 2023 com 63 carros construídos por universitários de 41 instituições de ensino
Estudantes de engenharia de 13 Estados brasileiros, Distrito Federal e uma equipe estrangeira (Peru) preparam seus carros para a 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada de 02 a 06 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo.
Os carros do tipo Fórmula (46 a combustão e 17 elétricos) são projetados e construídos pelos universitários para disputar provas estáticas e dinâmicas. Sob a orientação de professores, os alunos são também responsáveis pela viabilidade econômica do projeto e organização da equipe para a conclusão do protótipo.
Paralelamente à 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL será realizada a 2ª Competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge de 3 a 6 de agosto, no ECPA, em pistas separadas.
Autônomos – Na edição 2023 protótipos autônomos se apresentam pela primeira vez numa demonstração em pista com cones de duas cores distintas, em que os carros terão que reconhecer sozinhos o traçado e executar manobras sem auxílio externo.
Fórmula 4×4 – Outra novidade é o fórmula 4×4 com um motor elétrico em cada roda. A ideia é reduzir e distribuir melhor a massa além de aumentar controles, um desafio novo dos tradicionais que controlam a rotação de apenas um motor e fazem toda distribuição mecanicamente. O modelo 4×4 exige controle da rotação exata dos quatro motores para que andem em linha reta.
“Para os amantes de motorsport será uma competição inesquecível”, comemora Renato Kazuo, diretor geral do Comitê Técnico da 19ª edição da Fórmula SAE BRASIL.
Equipes – A 19ª Competição Fórmula SAE BRASIL soma 63 equipes inscritas, que representam de 41 instituições de ensino superior de quatro regiões brasileiras – Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul e uma internacional, do Peru. As equipes que obtiverem as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos EUA pela SAE International.
O Sudeste lidera em número de inscrições com 35 equipes de três Estados, 17 delas de São Paulo, 11 de Minas e sete do Rio de Janeiro. Das 13 equipes inscritas pela região Sul cinco são do Paraná, quatro do Rio Grande do Sul e quatro de Santa Catarina. Pelo Nordeste se inscreveram 10 equipes, três da Paraíba, três da Bahia e duas de Pernambuco. Maranhão e Piauí e inscreveram uma equipe cada. O Centro-Oeste está representado por quatro equipes, duas do Distrito Federal, uma de Goiás e uma de Mato Grosso.
Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.
História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos EUA em 1981. Além do Brasil e dos EUA, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e EUA.
19ª Competição Fórmula SAE BRASIL
De 02 a 06 de agosto – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Rodovia SP 135, Km 13,5 – Tupi, Piracicaba – SP