22 de setembro de 2024

Etnia Guarani conquista a promessa de duas escolas estaduais, no Paraná

Crianças guarani homenageiam Nhanderu, a principal entidade religiosa guarani, com dança e música (Foto: Fernandes Dias Ferreira)

O Governo do estado, através da Superintendência Geral de Diálogo e Integração Social (SUDIS) e da Secretária de Educação e do Esporte do Paraná, pretende construir duas escolas indígenas em Terra Roxa e Guaíra.

Por outro lado, o prefeito de Terra Roxa, Ivan Reis da Silva (PSD) segundo informação, vem fazendo uma forte oposição contra mais esse projeto, que diretamente, vai beneficiar os índios que estão ocupando terras no município. Na cidade, há um forte boato que os indígenas pretendem promover ocupações em outras áreas, deixando os donos de sítios preocupados e em alerta.

O governo do Paraná está ciente dos problemas das ocupações de áreas em Terra Roxa e estão trabalhando para resolver os problemas causados pelos indígenas.

Segundo informação, o estado tem áreas de terras em que os indígenas poderão ser assentados.

O próximo passo para que isso aconteça é a organização do Conselho dos Povos Indígenas do estado, que precisa acontecer o mais rápido.

Nas plenárias desse órgão, cada situação vai ser discutida e analisada.

Após esse procedimento, os conselheiros vão poder avaliar a situação das tribos no estado e vai ser possível, através do conselho, resolver os problemas fundiários dos povos tradicionais no Paraná.
Com o conselho assumindo esse trabalho, as questões políticas municipais, com toda certeza, vão ter fim e deve acabar a oposição de prefeitos e vereadores em cercear os direitos que assiste aos povos indígenas.

A informação passada é que o processo para a construção de duas escolas indígenas, em Guaíra e Terra Roxa, já estão adiantadas e vão ser construídas em terras pertencentes ao governo do Paraná.

Em conversas no âmbito governamental, é de que as unidades escolares vão ser dotadas de infraestruturas pedagógicas avançadas e funcionários preparados para fazer avançar na educação dos indígenas na região, após a construção das unidades educativas.

Segundo um funcionário da Superintendência Geral de Diálogo e Integração Social (SUDIS) trata-se de um importante conquista a instalação de uma escola nos dois municípios, onde tem uma grande concentração dos povos guaranis.

O Blog do Take, tentou contato com o prefeito de Terra Roxa, Ivan Reis, pelo celular (44)99823 – 7842, mas não atendeu as ligações.

Optimized by Optimole