23 de setembro de 2024

Lojas de acabamentos investem em gestão de pessoas horizontal

Heloisa Ferreira Lima, responsável pelo setor de Recursos Humanos na Revest Acabamentos (divulgação)

Liderar uma empresa requer uma série de habilidades e estratégias para lidar com públicos diversos. Um deles é o público interno, formado por uma equipe de profissionais que possuem qualidades e perfis diferentes. 

Responsável pelo setor de Recursos Humanos na Revest Acabamentos, que possui unidades em Maringá, Sarandi e Paranavaí, municípios localizados na região noroeste do Paraná, Heloisa Ferreira Lima diz que, hoje, um dos principais desafios na gestão de grandes empresas é encontrar e reter profissionais capacitados. “Cada colaborador é único. Também é única a forma que cada um compreende o meio em que está inserido profissionalmente. Essa é uma das razões que torna desafiadora o processo de encontrar e de reter talentos”, comenta.

Na Revest Acabamentos, as estratégias no setor de Recursos Humanos são bem definidas. O controle da rotatividade passa pela análise contínua de indicadores, como absenteísmo, turnover, desempenho e folha de pagamento. E os processos de recrutamento, seleção e acompanhamento de colaboradores são detalhados, bem como os programas para manter os novos colaboradores na empresa. 

As ações para a retenção incluem remuneração condizente com as funções e o desenvolvimento de programas de qualidade de vida e que garantem um ambiente de trabalho saudável. Além de treinamentos em vendas e técnicos, são trabalhados temas que impactam diretamente a vida profissional e pessoal dos colaboradores, como educação financeira, alimentação saudável e campanhas como o Setembro Amarelo. Também há investimento e ações de integração entre os profissionais e seus familiares. 

De acordo com Heloisa, o bom funcionamento das estratégias está ligado, também, ao tipo de hierarquia. No grupo Revest, o organograma tem fluxo horizontalizado, com menos burocracias. “Temos gestores e diretores, lideranças que são acessíveis e permitem aos colaborares protagonismo em suas funções”, diz. 

A gestão de pessoas, destaca Heloisa, impacta diretamente o capital financeiro das empresas, enquanto esses colaboradores têm suas vidas afetadas pela organização onde trabalham. “A gestão de pessoas é um desafio gratificante, pois envolve o capital mais valioso, o humano. Entender cada colaborador e gerenciá-lo para busque desenvolvimento pessoal e profissional é desafiador”. 

Algumas dicas para manter um bom ambiente de trabalho e reter talentos são dedicar atenção aos fatores: comunicação, coordenação e integração, decisões baseadas em dados consistentes, investimento em cultura organizacional, desenvolver talentos e proporcionar progressão na carreira, ter agilidade e facilidade de adaptação.

Optimized by Optimole