DWIH São Paulo e SBPC discutem como ódio e preconceito que podem ser superados
Mesa-redonda acontece no dia 25 de julho durante a 75ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal do Paraná (UFPR)
O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo novamente marca presença na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A mesa-redonda “O papel da Educação e da Ciência para superar, na Alemanha e no Brasil, o preconceito e o ódio”, organizada em conjunto por ambas as instituições, acontece no dia 25 de julho, às 16h, com tradução simultânea e transmissão pelos canais do DWIH São Paulo e da SBPC no YouTube. O debate será realizado no Auditório de Química do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
Especialistas alemães e brasileiros discutirão de que maneira a educação e a ciência podem colaborar para impedir posicionamentos preconceituosos e discursos de ódio.
A mesa conta com a presença de Monika Oberle, presidente do Conselho Científico do Bundeszentrale für politische Bildung (bpb), órgão alemão para promoção da educação cívica, e professora titular de ciência política e didática política da Universidade de Göttingen. Do lado alemão, participa também o diretor do DWIH São Paulo e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) no Brasil, Jochen Hellmann, que há muitos anos atua na área de internacionalização de ensino e pesquisa. Ambos falarão sobre a importância da ciência e da educação para a democracia.
Do lado brasileiro, junta-se aos palestrantes o professor de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Michel Gherman, que também é pesquisador do Centro de Estudo do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém. Tomando como ponto de partida o crescimento das novas direitas ao redor do mundo, Gherman discutirá de que forma a educação pode exercer um papel central no processo de desradicalização no Brasil, em um projeto centrado no humanismo, em valores democráticos e com perspectiva antifascista.
O debate será moderado pelo presidente da SBPC, o professor de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro. Cientista político, escritor e colunista, Janine Ribeiro foi ministro da Educação entre abril e setembro de 2015.
Além da mesa-redonda, o DWIH São Paulo estará presente com um estande na feira ExpoT&C, que acompanha a 75ª Reunião Anual, de 23 a 29 de julho. A delegação contará com a presença da coordenação do Centro e de representantes do DAAD no Brasil, da Universidade de Münster (WWU) e do Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT). Eles estarão à disposição para reuniões institucionais e para explicar aos visitantes oportunidades para cooperações científicas e fomento para estudo e pesquisa na Alemanha, inclusive em palestras no auditório da feira.
Saiba mais sobre os palestrantes:
Jochen Hellmann
Chefe da filial do DAAD Brasil e diretor do Centro Alemão de Pesquisa e Inovação (DWIH) São Paulo, atua na área de internacionalização do ensino e da pesquisa. Foi professor no mestrado em gestão científica da DHV/Universidade de Speyer, professor do DAAD em Paris, secretário-geral da Universidade Binacional Franco-Alemã, consultor no escritório da UE da Universidade de Hanover e na Universidade de Hamburgo. Também exerceu o cargo de chefe de departamento na sede do DAAD em Bonn e do International Office da Universidade de Hamburgo.
Michel Gherman
Possui doutorado em história social pela UFRJ (2014). Atualmente, é professor do Departamento de Sociologia da UFRJ. Também atua como pesquisador do Vidal Sasson Center for Antisemitism Studies, da Hebrew University of Jerusalem, além de ser pesquisador credenciado do Observatório da Extrema Direita, do Núcleo de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo e do laboratório de Memória e História Oral da UFRJ. Gherman coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ) e é assessor acadêmico do Instituto Brasil Israel.
Monika Oberle
Monika Oberle é professora de Ciência Política/Educação Cívica na Universidade de Göttingen. Estudou ciência política em Marburg, Londres e Berlim, conquistando seu diploma pelo Instituto Otto Suhr, da Freie Universität Berlin. De 2006 a 2011, foi pesquisadora assistente na Universidade de Educação de Karlsruhe, onde completou seu doutorado. Desde 2018, Oberle é membro do Conselho Científico Consultivo da Agência Federal alemã para Educação Cívica (bpb).
Renato Janine Ribeiro
Renato Janine Ribeiro foi ministro da Educação no governo Dilma Rousseff. É presidente da SBPC desde julho de 2021, com mandato até 2023. Concluiu o doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo em 1984 e, desde 1994, é professor titular da instituição, na disciplina de ética e filosofia política. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018).
Serviço:
O quê: Mesa-redonda “O papel da Ciência e da Educação para superar, na Alemanha e no Brasil, o preconceito e o ódio”
Quando: 25 de julho de 2023 – das 16h às 18h30
Onde: Auditório da Química – Centro Politécnico da UFPR (Rua Francisco H. dos Santos, s/n – Jardim das Américas – Curitiba)
Organizadores: DWIH São Paulo e SBPC