23 de setembro de 2024

Inteligência artificial deverá transformar todo o mundo do trabalho, saiba como se preparar

Divulgação

Escola de tecnologia Trybe oferece 5 mil vagas para curso gratuito em parceria com Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio)

Sempre que uma nova tecnologia aparece, é difícil prever seus efeitos e consequências na vida das pessoas. A inteligência artificial, por exemplo, tem potencial ambivalente de impactar empregos existentes, mas também de criar novas posições e profissões. Com a capacidade de gerar conteúdo, realizar tarefas e interagir com humanos replicando sua criatividade, a IA generativa pode impactar aproximadamente 300 milhões de postos de trabalho nos próximos anos, segundo o relatório do banco de investimentos Goldman Sachs.

A pesquisa “O futuro do emprego”, publicada pelo Fórum Econômico Mundial esse ano, indica que quase um quarto dos empregos (23%) deverá passar por mudanças significativas nos próximos anos, impulsionado principalmente por novas tecnologias e inovações. A IA será responsável por automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, liberando trabalhadores para se concentrarem em atividades mais complexas e criativas, fundamentalmente humanas.

“Esses estudos destacam a inevitável influência da inteligência artificial no mercado de trabalho e apontam para um aumento significativo na demanda por profissionais especializados. Isso irá impactar não somente as carreiras de tecnologia, mas todas as profissões”, afirma João Duarte, CTO e cofundador da escola de tecnologia Trybe. Com a demanda cada vez mais evidente, a escola decidiu oferecer um curso para auxiliar os profissionais que queiram se atualizar.

IA no mercado de trabalho

Esse é o primeiro curso que a Trybe oferece sobre Inteligência Artificial. Desenvolvido em parceria Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), a formação visa atingir um público preocupado em alavancar a carreira, independentemente de qual for, e se diferenciar no mercado de trabalho. 

Voltado para todos os profissionais, sem pré-requisitos de experiência em programação ou conhecimentos avançados em tecnologia, o curso “Inteligência Artificial na Prática” pretende capacitar as pessoas a utilizarem a IA no seu dia a dia, compreendendo os fundamentos da tecnologia e explorando o potencial de ferramentas como o ChatGPT e a geração de imagens por meio de IA generativa. Com exercícios e atividades, os participantes serão incentivados a aprimorar suas habilidades de comunicação e criatividade, tornando-se mais eficientes e produtivos em suas atividades e atendendo às demandas do mercado de trabalho atual. 

O curso inclui uma Masterclass de Ronaldo Lemos, professor da Universidade de Columbia, fundador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), membro do conselho de segurança do Spotify e do Conselho de Supervisão Independente da Meta (antigo Facebook). “À medida que a inteligência artificial continua a se desenvolver, é crucial que os trabalhadores estejam preparados para adaptar e atualizar suas habilidades, a fim de se manterem relevantes em um mercado em constante evolução”, afirma Lemos.

O programa possui uma carga horária total de 4 horas e será ministrado integralmente online, permitindo que os estudantes aprendam no seu próprio ritmo e a partir de qualquer lugar. O conteúdo programático abrange uma introdução à IA e suas aplicações de produtividade, a utilização prática do ChatGPT e tecnologias de geração de imagens, considerações éticas e tendências futuras. Além disso, as pessoas estudantes terão a oportunidade de integrar uma comunidade exclusiva, onde poderão acompanhar as novidades tecnológicas do momento, compartilhando conhecimentos e networking com especialistas, entusiastas e profissionais capacitados.

A escola está oferecendo 5 mil vagas gratuitas por tempo limitado, que serão preenchidas por ordem de inscrição, sem a necessidade de um processo seletivo. Fora dessas condições, o valor do curso é de R$599,00. As inscrições devem ser feitas pelo link. Os participantes receberão um certificado de conclusão, que poderá ser compartilhado em seus perfis profissionais e redes sociais.

Sobre a Trybe

Fundada em agosto de 2019 por Claudio Lensing, João Daniel Duarte, Marcos Moura, Matheus Goyas e Rafael Torres, a Trybe é uma escola de tecnologia que se destaca por ser altamente focada no desenvolvimento de carreiras na área. Já apoiou mais de 1.800 estudantes a conquistar empregos em tecnologia e conta com a parceria com mais de 500 empresas, incluindo XP, Mercado Livre e Ford. Mais de 200 mil pessoas já se inscreveram para estudar na Trybe. A escola de tecnologia já recebeu US$ 50 milhões em três rodadas de captação – seed, Série A e Série B – que contaram com a participação de investidores de peso como Base Partners, Untitled, XP Inc. Atlantico, Canary, Global Founders Capital, Endeavor Scale Up Ventures, Verde, Luxor e Maya Capital, além de profissionais renomados como José Galló, Nizan Guanaes, Armínio Fraga e Hans Tung. Anteriormente, os sócios fundadores da edtech criaram o AppProva, ferramenta gratuita que já ajudou milhões de estudantes na preparação de exames como Enem e OAB, vendida para a Somos Educação em 2017.

Optimized by Optimole