22 de setembro de 2024

Festa julina é sinônimo de diversão e boa comida no Fazzenda Park Resort, em Gaspar

Divulgação

Uma das comemorações mais populares no Brasil, as festas julinas agradam pessoas de todas as idades, com celebrações animadas, decorações coloridas, vestuário, música, comidas e tradições típicas. No Fazzenda Park Resort, localizado em Gaspar (SC), essa celebração integra o pacote de Férias de Julho, que são criados para proporcionar momentos inesquecíveis para com uma programação especial repleta de atrações e entretenimento para os hóspedes.

 Entre as atividades diárias oferecidas pelo Fazzenda Park Resort, a realização da festa julina é destaque todas as quartas-feiras e sábados. Os visitantes têm acesso exclusivo a uma seleção de atrações, com muita diversão. Os hóspedes podem desfrutar do calor e do brilho da fogueira acesa, participar de animadas quadrilhas e saborear deliciosos quitutes típicos da festividade.

Além disso, a divertida quermesse em família é uma oportunidade perfeita para interagir com outros hóspedes, criar memórias inesquecíveis e celebrar a cultura brasileira. Há dois anos no Fazzenda Park Resort, o chef Ricardo de Souza Sonehara, prepara diariamente inúmeras iguarias para o jantar dos hóspedes e está empolgado em apresentar sugestões do cardápio de inverno, que conta com pratos típicos do nordeste brasileiro, com destaque para o baião de dois (ver receita ao final), além de pratos à base de milho, mesclando também o nosso pinhão e muita pipoca.

“Nosso objetivo é proporcionar experiências gastronômicas e inesquecíveis para nossos hóspedes e que nos remetem à infância, esperando que todos aproveitem ao máximo suas férias conosco”, explica Sonehara, formado em Gastronomia na Inglaterra e com vários cursos de especialização pelo Brasil. Os pratos típicos talvez sejam a principal atração das festas julinas, atraindo milhares de pessoas em busca do gostinho do interior, daquela comidinha simples, mas saborosa. É em julho que também acontece a colheita do milho, ingrediente básico de grande parte dos quitutes, que integram o cardápio diário do Fazzenda Park Resort.

SAIBA MAIS:

Pamonha: tem origem indígena. Os índios latino-americanos comiam muito milho verde amassado com leite de coco, manteiga e erva doce. Desde então, a pamonha é um quitute consumido em várias regiões do Brasil.

Milho: os primeiros registros do cultivo do milho datam de 7.300 anos e foram encontrados em pequenas ilhas próximas ao litoral do México. O nome, de origem indígena caribenha, significa sustento da vida.

Canjica: Apesar de muito amada por vários cantos do país, esse prato típico a base de milho não é de origem brasileira, e sim, uma herança cultural africana. Foi muito consumida pelos escravos nos quilombos e senzalas.

Pé de Moleque: o doce surgiu no século 16, com a chegada da cana de açúcar. Por convenção, foi ligado tradicionalmente à festa brasileira mais típica de nossa própria cultura, com rapadura e amendoim.

Paçoca: a do indígena, inicialmente salgada, era feita à base de carne seca e farinha e servia como alimento para os tropeiros viajantes. Já a tradicional, feita à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, foi inventada durante o Brasil colonial.

Arroz doce: é uma receita de origem asiática. Na Índia, por exemplo, é comum encontrar arroz com açúcar em preparações de pratos típicos dos casamentos hindus. O arroz doce acabou chegando à Europa por volta do século XIII e depois, aportou em terras brasileiras, via Portugal.

Bolo de milho: é um clássico da culinária popular brasileira. O milho era o principal alimento consumido pelos índios guaranis.

RECEITA DO BAIÃO DE DOIS

by chef Ricardo Sonehara

INGREDIENTES/PORÇÕES:

·         Feijão fradinho já cozido (al dente) – 500 gramas;

·         Arroz branco já cozido – 500 gramas;

·         Pimentões verde, vermelho e amarelo – dois de cada;

·         Carne de sol, cortada em cubos (já dessalgada)- 1 quilo (kg);

·         Cebolas médias cortadas em finas fatias – duas;

·         Salsinha, cebolinha e alho a gosto;

·         Azeite de Dendê – uma xícara;

·         Páprica defumada – 12 gramas;

·         Linguiças defumadas fatiadas – duas;

·         Bacon picado – 500 gramas

MODO DE PREPARO:

1.       Aqueça o azeite e junte a linguiça, o bacon e a carne defumada em uma panela e frite até dourar;

2.       Acrescente os pimentões e o alho e aos poucos adicione o feijão (já cozido) e o azeite de dendê e cozinhe por mais ou menos por 10 minutos;

3.       Finalize com o arroz (já cozido) e com temperinho verde.

Para servir, o chef Ricardo Sonehara sugere cobrir o prato com cubinhos de queijo coalho assado na chapa. Bom apetite!

Optimized by Optimole