Alinhada ao futuro da educação, Mind Makers apostaem disciplinas curriculares inovadoras
Compreender o papel do Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo no processo educacional é fundamental para escolas que buscam inovar
Cada vez mais, a necessidade de uma educação inovadora tem se mostrado presente, mas ainda existem dúvidas sobre o que de fato é inovar no contexto educacional. De acordo com o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a ampliação da qualidade dos sistemas de ensino está totalmente direcionada à capacidade das organizações mensurarem a inovação e entenderem como ela funciona.
Visando elevar a qualidade do ensino, a Mind Makers, solução educacional do grupo Somos Educação, desenvolve disciplinas inovadoras criadas a partir de uma metodologia exclusiva. Unindo técnicas do ensino híbrido, aprendizagem ativa, socioemocional e sociointeracionista, a marca busca incentivar que seus mais de 95 mil alunos coloquem a mão na massa e consigam dar vida às suas ideias, protagonizando seu processo de estudos.
Sendo assim, para além de aspectos cognitivos, como raciocínio e memória, a atuação da Mind Makers ajuda no desenvolvimento de autonomia, planejamento, empatia, liderança, colaboração e outras habilidades essenciais para a vida em sociedade. Esse trabalho é consolidado por meio de duas disciplinas curriculares, disponíveis para escolas de todo o país que se preocupam com o futuro não só de seus alunos, mas da educação: Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo.
Alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as disciplinas abrangem conteúdos construídos com embasamento pedagógico, trabalhando de forma criativa as competências previstas para a educação básica.
Pensamento Computacional
Quando se fala em Pensamento Computacional é comum relacionar o assunto a temas tecnológicos como robótica e programação. Porém, a Mind Makers entende que a tecnologia não é o objetivo final, mas uma ferramenta fundamental para solucionar problemas interdisciplinares que fazem parte do dia a dia.
Assim, unindo conceitos e técnicas da Ciência da Computação e tecnologias digitais, a disciplina de Pensamento Computacional ajuda os estudantes a desenvolver competências indispensáveis para seu presente e futuro, como capacidade de decompor problemas e identificar padrões, bem como habilidades socioemocionais importantes para a vida em sociedade.
O programa integra diferentes áreas do conhecimento propõe aulas, baseadas em projetos, que trabalham os conteúdos de maneira engajadora para alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2. O uso de técnicas de gamificação, por exemplo, instigam os estudantes a aprenderem de um jeito divertido sobre questões relevantes no universo digital, como cibersegurança.
Empreendedorismo Criativo
Voltada a alunos a partir 9º ano do Fundamental ou 1ª série do Ensino Médio, a disciplina de Empreendedorismo Criativo enfatiza que empreender vai muito além de abrir uma empresa. Sua proposta é proporcionar as ferramentas necessárias para que os jovens se tornem protagonistas de suas histórias, tanto no presente como no futuro, encorajando-os a solucionar problemas do cotidiano de forma criativa.
Para isso, a disciplina orienta os estudantes sobre o processo prático de estruturação de um modelo de negócio, o que pode auxiliar esses jovens no desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais para a vida. Análise de problemas, assertividade, confiança, autoestima, liderança e persistência são algumas dessas habilidades, incentivadas por meio de dinâmicas que colocam o aluno no centro da aprendizagem.
“Para manter a competitividade no mercado é preciso estar à frente das tendências educacionais e oferecer conteúdos que de fato preparam os alunos para os desafios do mercado de trabalho e da vida”, afirma Alexandre Vitoriano, gerente pedagógico Mind Makers. “Por meio das nossas disciplinas, contribuímos para a formação de jovens criativos e dispostos a melhorar o mundo”, acrescenta Alexandre.
Atualmente, a Mind Makers é a única empresa brasileira a ter seus ambientes de programação acatados para a campanha mundial promovida pela ONG Code.org, a Hora do Código, que busca ampliar o acesso ao ensino de programação ensinando alunos de todas as idades fundamentos da desse universo em apenas uma hora.