49ª Expoleite começa nesta quinta (13) em Arapoti/PR e evidencia a força do setor leiteiro na região
A 49ª edição da Expoleite, feira agropecuária promovida anualmente pela Capal Cooperativa Agroindustrial, inicia as atividades nesta quinta-feira (13) e segue até sábado (15) com uma programação que reforça a representatividade da pecuária de leite produzida pelos pequenos, médios e grandes produtores locais. Tal reconhecimento posiciona a região dos Campos Gerais do Paraná como a segunda mais importante bacia leiteira do país.
A feira, uma das mais aguardadas no calendário do agronegócio brasileiro, atraiu no ano passado mais de 25 mil visitantes para o Parque de Exposições Capal, em Arapoti/PR. As atrações da Expoleite são direcionadas para produtores e também oferecem momentos de recreação para a comunidade em geral. A entrada no evento é gratuita.
Confira abaixo os destaques da 49ª Expoleite.
Exposição e Julgamento do gado Holandês
A Expoleite é uma vitrine da raça Holandesa, com exposição de cerca de 210 animais. O julgamento realizado no evento integra o Circuito Nacional da Raça Holandesa, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH). A etapa apresentada em Arapoti serve como painel para mostrar o trabalho dos criadores da região. Todos os dias, no período da tarde, será realizado o julgamento dos gados holandeses, divididos por categorias (jovem e adulto, Preto & Branco e Vermelho & Branco). Somente no sábado (15), às 13h30, será apresentado em caráter demonstrativo um desfile com animais da raça Jersey.
Palestras
Na tenda principal, o circuito de palestras técnicas da 49ª Expoleite começa na quinta-feira (13), às 13h30, com o tema “Leve o Coração para o Trabalho”, indicado para jovens e mulheres cooperativistas. A palestra será ministrada pela jornalista especializada em Neuroliderança, Alessandra Assad. Na sexta-feira (14), às 10h30, quem sobe ao palco é Sandro Viechnieski, gestor em propriedades de leite com vasta experiência no campo, que vai apresentar aos cooperados a palestra “Como Atrair e Reter Bons Funcionários na Propriedade Leiteira”.
Demais atividades
Na quinta-feira (13), o dia inicia com o 6º Encontro de Suinocultores, que reúne produtores para conferir uma demonstração de cortes de carne suína com técnica de defumação, seguida de degustação. O encontro com os cooperados será mediado pelo empresário e proprietário de hamburguerias, Rafael Rebelato. A programação tem sequência com o tradicional Clube de Bezerras e Clubinho, modalidade em que crianças e adolescentes adentram a arena para conduzir os animais.
Na sexta-feira (14), será o momento de conhecer os vencedores do Prêmio Silagem, oferecido pela Fundação ABC, e os pecuaristas mais bem avaliados do Paraná e de São Paulo no Prêmio Leite de Qualidade Capal. A Copa dos Apresentadores, cujo objetivo é fortalecer a intercooperação entre as cooperativas Capal, Frísia e Castrolanda e despertar nos participantes o desejo e a curiosidade pela atividade leiteira, acontece no sábado (15), às 9h.
Durante todos os dias do evento, o público vai poder conferir as novidades do mercado agrícola com os 60 expositores presentes na Expoleite, além de usufruir das bebidas e alimentos da Praça de Alimentação, que vai funcionar das 9h às 22h, com música ao vivo a partir das 20h. No sábado, ainda acontecerá a edição municipal do Festival Sertanejo, promovido pela AMCG (Associação de Municípios dos Campos Gerais).
Em paralelo, a 49ª Expoleite apresenta mais uma edição da Expo&Flor, promovido pelo Rotary Club, com exposição e vendas de flores e plantas ornamentais.
SERVIÇO
49ª EXPOLEITE
Data: 13 a 15 de julho de 2023
Local: Parque de Exposições Capal (Rua Luiz Binoto, 164) – Arapoti/PR
Parque aberto das 8h30 às 22h
Praça de Alimentação das 9h às 23h
Som ao vivo todos os dias às 20h.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.